Saúde realiza treinamento de Vigilância Epidemiológica em Sobral

14 de novembro de 2017 - 11:00

Ter, 14 de Novembro de 2017 15:05

 

 

 

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Sobral participou, no período de 6 a 10 de novembro, de um treinamento para implantação dos núcleos de vigilância epidemiológica no âmbito hospitalar. A formação foi ofertada a partir de parceria entre a Secretaria da Saúde do  Ceará (SESA) e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
 

 

O curso teve como público-alvo os enfermeiros que atuam nos hospitais, responsáveisa pela vigilância epidemiológica e controle de infecção hospitalar em unidades da atenção terciária de Sobral e da Região Norte.
 

 

Para a gerente da Vigilância Epidemiológica de Sobral, Sandra Flor, o funcionamento dos núcleos auxiliará uma melhor comunicação entre os hospitais e a vigilância epidemiológica do município. “Com isso, diminuiremos a subnotificação de doenças e agravos e também poder evitar que aconteçam óbitos, devido doenças de notificação compulsória, pois as unidades hospitalares poderão tomar medidas de prevenção e controle”, afirma.
 

 

Baseada na Lei 8.080/90, a Vigilância Epidemiológica é definida como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e/ou coletiva com o intuito de recomendar e adotar medidas de controle e prevenção e controle das ações ou agravos.
 

 

Além de ser uma ferramenta metodológica para a prevenção e controle de doenças, a Vigilância constitui ações imprescindíveis de qualquer conjunto de medidas par o controle de doenças infecciosas e adquirem uma relevância fundamental no atual contexto da saúde brasileira. 
 
 
 
 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara