Sobral recebe curso de Vigilância Epidemiológica

7 de novembro de 2017 - 10:14

Ter, 07 de novembro de 2017 14:06

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig), iniciou no último dia 6, o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica no Âmbito Hospitalar com Ênfase na Implementação dos Núcleos. A atividade é uma parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA/CE).
 

 

A formação ocorrerá até o próximo dia 10 de novembro em Sobral na modalidade à distância. O curso tem como objetivo capacitar profissionais que atuam nos núcleos hospitalares de epidemiologia e serviço de controle de infecção hospitalar. A iniciativa envolve profissionais de toda a Macrorregião de Sobral.
 

 

Com base na Lei 8.080/90, a Vigilância Epidemiológica é definida como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e/ou coletiva com o intuito de recomendar e adotar medidas de controle e prevenção e controle das ações ou agravos.
 

 

Além de ser uma ferramenta metodológica para a prevenção e controle de doenças, a Vigilância constitui ações imprescindíveis de qualquer conjunto de medidas par o controle de doenças infecciosas e adquirem uma relevância fundamental no atual contexto da saúde brasileira. 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara