ESP/CE inicia turmas do CTACS em oito municípios

31 de outubro de 2017 - 08:25

Ter, 31 de outubro de 2017 12:23

 

 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciou no último dia 25, sua agenda de aulas inaugurais do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (CTACS).
 
 
 
Reunida na cidade do Crato, a equipe pedagógica do curso (representada pelo diretor da Educação profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti; a coordenadora do curso, Janaína Norões; e a supervisora da Secretaria Escolar, Ana Xenofonte) recepcionou os 171 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que farão o curso na Região do Cariri. A cerimônia contou também com a presença de gestores locais.
 
 
 
Ao todo, a capacitação será composta por sete turmas, distribuídas em diferentes distritos da cidade do Crato. Os agentes serão capacitados pelos enfermeiros que, após uma formação docente ofertada pela ESP/CE, acompanharão esses ACS durante todo o percurso formativo. Os agentes que atuam na região do Cariri iniciaram a etapa formativa I do curso ainda em 2005. Após um hiato de 12 anos, os profissionais poderão retomar suas capacitações em nível técnico.
 
 
 
O diretor da Educação Profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti, destacou a retomada das atividades do CTACS no Cariri. “Esse é um curso diferenciado por unir teoria e prática. E que beneficiará diretamente os ACS e enfermeiros. E indiretamente aos usuários do Sistema de Saúde do Crato”, afirmou.
 
 
 
A coordenadora do curso, Janaína Norões, também ressaltou o retorno do processo formativo para esses profissionais. “Pensando na dimensão dos processos formativos, a ESP/CE possibilita, a partir do CTACS, uma continuidade da formação desses agentes. Além de ressignificar o processo de trabalho deles”, ressaltou.
 
 
 
A agenda de aulas inaugurais do CTACS segue até o próximo dia 14 de novembro. A capacitação ocorrerá em oito municípios, em um total de quatro regiões do Ceará distribuídas entre: Sertão Central (Quixadá e Quixeramobim), Região de Baturité (Capistrano, Guaramiranga e Itapiúna), Macro Fortaleza (Pindoretama e Itaitinga) e região do Cariri (Crato).
 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara