Especialização em Saúde Pública encerra módulo

23 de outubro de 2017 - 09:17

Seg, 23 de outubro de 2017 14:21

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância à Saúde (CEVIG), realizou na última sexta-feira, 20, encerramento do terceiro módulo do Curso de Especialização em Saúde Pública (ESPUBLIC). A iniciativa é uma realização da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública (RedEscola) em parceria com a ESP/CE.
 

 

Os professores Pedro Albuquerque e Thaís Facó acompanharam o grupo desde quinta-feira, 19, e apresentaram os Sistemas de Informações em Saúde (SIS) que existem em áreas da Vigilância em Saúde, como a epidemiológica.
 

 

Durante a manhã, os educandos tiveram encontro no Centro Universitário Christus (Unichristus) para vivenciar na prática a utilização desses sistemas, tendo acesso aos bancos de dados referentes às atividades setoriais em saúde.
 

 

À tarde, o grupo retornou à ESP/CE para realizar atividades de acordo com a prática realizada pela manhã. Os educandos analisaram os dados disponíveis para avaliar o cenário epidemiológico de municípios de pequeno, médio e grande porte e depois apresentaram as situações de saúde existentes para os mesmos.
 

 

O objetivo da unidade é orientar os especializandos para evitar a centralização de dados e estimular ações de prevenção e controle de doenças através da melhoria da qualidade de informações compartilhadas. Além de incentivar a participação dos profissionais em conferências que tragam discussões sobre a temática de Vigilância em Saúde.
 

 

Os próximos encontros da turma devem ocorrer em novembro. A ESPUBLIC tem o objetivo de formar novos sanitaristas para atuarem na consolidação e aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara