ESP/CE realiza treinamento de simulação realística

20 de outubro de 2017 - 10:06

Sex, 20 de outubro de 2017 14:10

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde (Ceges), realizou na tarde do dia 19, um exercício de simulação realística a partir do Curso Básico em Urgência e Emergência para profissionais que atuam na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará.
 

 

A atividade marcou o encerramento da capacitação da primeira turma iniciada em 2 de outubro e que destina-se a policiais militares que atuam na área da saúde. Os profissionais também fazem parte da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social (CSAS). Durante o treinamento, os profissionais exercitaram técnicas variadas de atendimento e socorro em acidentes envolvendo múltiplas vítimas.
 

 

Durante as simulações, foram executados os seguintes procedimentos: avaliação inicial do paciente em situação de trauma; seguido de procedimento de extricação, relacionado à retirada de vítimas presas em veículos; e a avaliação secundária e suporte básico de vida.
 

 

O facilitador do curso, Carlos Paiva, ressaltou a relevância do fazer prático dentro da formação. “A atividade de campo é muito importante para a equipe profissional por trabalharmos com simulação da realidade em se fazer procedimentos como esse na rua ou em espaços restritos”, afirma. Além de Augusto Paiva, o treinamento foi acompanhado pela coordenadora do curso, Virgínia Evangelista e o facilitador João Marcos.
 

O curso

 

O Curso Básico em Urgência e Emergência objetiva capacitar esses policiais no serviço de Urgência e Emergência e, assim, garantir atendimento qualificado aos usuários do SUS. O projeto contempla, por meio de atividades teórico-práticas, os procedimentos assistenciais, direcionados às principais linhas de cuidado, recomendado pela Portaria nº1600, do Ministério da Saúde (MS), que reorganiza a Rede de Assistência em Urgência e Emergência.
 

 

 

 

No Hospital Infantil Albert Sabin, serão realizadas sete turmas, contemplando enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, auxiliares de transportes, maqueiros e vigilantes. 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara