Especialização em Saúde Pública retoma atividades presenciais

18 de outubro de 2017 - 12:02

Qua, 18 de outubro de 2017 13:56

 

 

 

 

A Especialização em Saúde Pública realiza, no dia 18, encontro presencial do terceiro módulo (“Vigilância em Saúde”) do curso. Até sexta-feira, 20, os participantes que integram a segunda turma terão a oportunidade de debater sobre “Metodologia da Pesquisa em Saúde” e “Sistemas de Informação em Saúde”.

 

Na manhã do dia 18, uma vivência de acolhimento sobre a importância da integração foi realizada entre orientadores e orientandos para concretizar as propostas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O momento foi conduzido pela professora Olga Alencar e trouxe reflexões sobre a harmonia necessária entre estas funções para o bom desenvolvimento dos projetos de pesquisa. A Especialização utiliza como TCC a modalidade monografia. As pesquisas realizadas pelos educandos devem ser qualificadas em março de 2018.

 

Sobre a relevância de escrever e concluir o projeto de pesquisa, Olga Alencar destacou que o processo é fundamental para fortalecer o objetivo do curso: “No final da formação é preciso chegar em algum lugar, mesmo que seja um lugar transitório. Na Especialização, o lugar onde se chega, o produto final é a realização do TCC. É um produto do orientando, que tem a contribuição e o olhar do orientador, mas é produzido pelo educando”.

 

Os presentes dialogaram ainda sobre a necessidade de acordar as disponibilidades de tempo do orientador e do orientando ao tempo de realização do curso, a fim de tornar os encontros satisfatórios. A turma concluiu que, ao pactuar tais ajustes, mesmo existindo afetos e desafetos no caminho, o trabalho se torna fluido e prazeroso.

 

Os orientandos encerraram a manhã em reunião com os respectivos orientadores, dialogando sobre os possíveis caminhos para o alcance do TCC. Durante a tarde, os educandos devem encontrar o docente e enfermeiro Alexandre Lima para realizar análises sobre “Sistemas de Informação na Atenção Primária”.

 

A Especialização em Saúde Pública busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da capacitação dos profissionais da área. O curso é uma iniciativa construída pela  Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), sendo viabilizada, no Ceará, pela Escola de Saúde Pública do Estado (ESP/CE).

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara