ESP/CE forma novos ACS em Fortaleza

10 de outubro de 2017 - 10:18

Ter, 10 de Outubro de 2017 14:25

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), concluiu um importante capítulo da formação técnica no Ceará. Isso porque a equipe do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (CTACS) concluiu, neste mês, suas atividades em Fortaleza.

A aula de encerramento, realizada na sede da ESP/CE, no último dia 6, reuniu os primeiros Agentes Comunitários de Saúde (ACS), agora formados na categoria de técnicos. Os profissionais, que atuam na Secretaria Regional (SER II), reuniram-se com a equipe pedagógica do curso e demais gestores do município para discutir os saldos da formação desses profissionais e celebrar a conclusão dessa etapa acadêmica em suas trajetórias.

A supervisora pedagógica da Dieps, Regina Clara, falou aos alunos em tom de agradecimento aos saberes partilhados. “Levem para a prática tudo o que vocês adquiriram em sala de aula. E estejam certos de contar com nosso apoio sempre”, garantiu.

O CTACS Fortaleza foi composto por quatro turmas, totalizando 101 alunos que atuam em diferentes áreas e equipamentos da SER II. Esta região da cidade possui uma área de 44,42 Km², onde estão localizados 18.572 estabelecimentos comerciais. Pelo número de habitantes que chega a 334.868 pessoas, o papel do ACS se faz de grande importância dentro do processo de transformação do modelo de atenção à saúde.

Essa importância foi ressaltada por Camila Mascarenhas, coordenadora da Atenção Básica do município de Caucaia. Na avaliação dela, o período que compreendeu o curso foi de grande aprendizado. “Nós todos somos aprendizes de saúde pública. E saúde pública é isso: é fazer o melhor todos os dias e isso vocês fazem com maestria”, enfatizou.

A equipe, cujas aulas encerraram-se no último dia 6, realizou a formação na própria ESP/CE em abril de 2016 e atua diretamente na Unidade Básica Flávio Marcílio. “Vocês são uma categoria forte, unida, que está no território e o transforma. E isso é um empoderamento para além do que vocês já são”, destacou o assessor técnico da Dieps, Jadson Franco.

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce