Curso capacita docentes em Educação em Saúde

29 de setembro de 2017 - 11:25

Sex, 29 de setembro de 2017 10:19

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciou no último dia 28, o Curso de Capacitação Docente em Educação Permanente em Saúde. A iniciativa  destina-se, prioritariamente, aos enfermeiros que capacitarão os profissionais que fazem parte das turmas do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (CTACS) nos municípios de Itaitinga, Pindoretama, Capistrano, Itapiúna e Guaramiranga.
 
 
Seu objetivo, portanto, é formar facilitadores aptos a incorporarem os processos de trabalho, como potenciais geradores de aprendizagem permanente junto aos agentes comunitários. Além desses municípios, a ESP/CE realiza a capacitação nos municípios de Quixeiramobim, Quixadá e Crato. Ao todo, a formação possui uma carga horária de 100 horas a ser executada nos próximos dois meses.
 
 
Participaram também desse momento, secretários de saúde, coordenadores da Atenção Básica e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Essa capacitação docente está estruturada em módulos e acontece paralelamente à formação técnica dos ACS por meio de encontros presenciais e de prática docente dos enfermeiros junto aos agentes comunitários.
 

O curso

O CTACS está estruturado em itinerários formativos, organizados em três etapas interdependentes, que se relacionam nos níveis de evolução, desenvolvimento e aprofundamento dos seus conteúdos. Possui carga horária de 1.200 horas teórico-prática em sala de aula, além de 600 horas de Estágio Supervisionado, atendendo às exigências do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE/CE). 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce