Seminário abre Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil

27 de setembro de 2017 - 12:19

Qua, 25 de setembro de 2017 15:28

 

 

 

Em uma manhã marcada por muita alegria e debates sobre saúde, educação e desenvolvimento da primeira infância, o Gabinete da Primeira-Dama e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizaram, no último dia 26, o Seminário Mais Infância Ceará, cujo evento marcou a abertura do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil para 184 municípios do Ceará.
 
 

 

O encontro, que ocorreu no Centro de Eventos do Ceará,  reuniu agentes comunitários de saúde, coordenadores da Atenção Primária e secretários de Saúde. O evento abordou temas do Desenvolvimento Infantil em conferências, palestras e mesas redondas conduzidas por especialistas da área.
 
 
 
 
 

 

O curso, que conta com a parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef) e o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), objetiva promover a formação em desenvolvimento infantil para cerca de 15 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em todo o Ceará. “Nós queremos aqui, com esse seminário, reconhecer, apoiar e fortalecer o trabalho de todos os agentes de saúde do Ceará, além de fazer um diagnóstico em cada município cearense para saber a realidade das nossas crianças e, assim, termos um conjunto de ações para enfrentar os desafios e melhorar a qualidade de vida delas”, destacou o governador Camilo Santana.
 
 
 
 
 

 

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, ressaltou a importância do trabalho em equipe nesse momento inicial da formação. “A neurociência está aí para explicar a importância da afetividade, do carinho, do amor, do lado mais humano, mais fraterno, da família, da comunidade. E é preciso estarmos todos juntos para que possamos garantir os direitos das crianças e que elas tenham o desenvolvimento adequado que merecem”, salientou.
 
 

 

O gestor da Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti, destacou a relevância do investimento na primeira infância seja em curto, médio ou longo prazo. “Nossa ideia é promover a formação certos de que desenvolver a primeira infância é construir uma sociedade mais equitativa, mais solidária e mais feliz”, afirmou, ao informar que a previsão é de que até julho de 2018 todos os 184 municípios do Ceará recebam a capacitação.
 
 

 

A capacitação contemplará ainda os municípios com um diagnóstico situacional e um plano de intervenção para a primeira infância de cada cidade. Para Jadson Franco, assessor técnico da ESP/CE e um dos coordenadores estaduais do projetio, o curso propiciará uma colaboração para o desenvolvimento da primeira infância no Estado. “Ele deixa um legado importante para a história do Ceará com a entrega desse diagnóstico com inúmeros olhares de proposta de intervenção”, enfatizou.
 
 

 

De acordo com o agente comunitário de saúde de Fortaleza, Flávio César do Nascimento, o curso de qualificação vai auxiliar em sua rotina diária. “Nós realizamos a visita domiciliar com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das crianças do nosso município. E com essa formação, vamos aperfeiçoar ainda mais nossa atuação com as famílias”, pontuou.
 

 

 

O seminário

 

O evento faz parte da primeira etapa de capacitação dos agentes comunitários de saúde em desenvolvimento infantil. O curso terá carga horária de 100 horas/aulas, sendo 60 horas online, orientadas para a iniciativa “Família Brasileira Fortalecida na Atenção à Primeira Infância”, e 40 horas divididas entre encontros presencias e atividades práticas com temáticas sobre desenvolvimento infantil, atenção à saúde, cultura de paz e educação na infância.
 
 
 
 
 

 

Da abertura do Seminário participaram representantes de diferentes instituições parceiras, como a Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Aliança, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Sociedade Cearense de Obstetrícia e Ginecologia, Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). Cada instituição foi representada por um palestrante que discorreu sobre variados temas relacionados à primeira infância.
 
 
 
 

GALERIA DE FOTOS

 
 
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama.
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Facebook: espce