ESP/CE retoma formação de ACS

25 de setembro de 2017 - 09:38

Seg, 25 de setembro de 2017 13:41

 

 

O Curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde (CTACS) retomará, em outubro, sua agenda de formação no interior do  Ceará. Os municípios de Itaitinga, Capistrano, Pindoretama, Guaramiranga, Quixadá, Quixeiramobim, Crato e Caucaia serão contemplados com a capacitação de um total de 1.230 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuantes nessas regiões. O CTACS é ofertado pela ESP/CE, por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps).
 

 

O curso já havia ocorrido nessas cidades no período de 2005, onde os profissionais chegaram a concluir a Etapa Formativa I. Entretanto, fatores como aumento de agentes atuando nas regiões e a própria reformulação do material didático influenciaram a decisão da equipe pedagógica em retomar o processo formativo a partir da primeira etapa, mesmo para os profissionais que haviam participado do processo naquele período.
 

 

De acordo com a coordenação pedagógica do curso, a retomada do CTACS aos municípios ocorre após uma série de frutíferas pactuações entre os núcleos gestores bem como os profissionais que participarão do curso nos municípios e a ESP/CE. Isso reforçou as parcerias da instituição em fomento à formação profissional em todo o Ceará. Nas próximas semanas, ocorrerá ainda uma capacitação docente com os enfermeiros que atuarão como facilitadores junto aos ACS de cada um desses municípios.
 

 

Para Janaína Norões, coordenadora do CTACS, o momento é de grande importância para todos os agentes que poderão retomar suas formações bem como para os enfermeiros que realizarão o acompanhamento das atividades junto a esses ACS. “Temos percebido grande motivação em relação a esse momento. Eles têm ressaltado a importância em participar de um processo formativo pela ESP/CE”, destaca.
 

O curso

 

O CTACS tem o desafio de profissionalizar e certificar os primeiros Técnicos de Agente Comunitários de Saúde do Ceará. Qualificando suas atuações profissionais, fortalecendo-os enquanto categoria profissional, além de potencializar seus papeis no processo de transformação do modelo de atenção à saúde.
 

 

O curso está estruturado em itinerários formativos organizados em três etapas interdependentes relacionadas aos níveis da evolução, desenvolvimento e aprofundamento de seus conteúdos. Em 17 de agosto deste ano, o município de Horizonte formou os últimos 106 ACS perlo curso.
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br

Facebook: espce