Seminário lança qualificação em desenvolvimento infantil

22 de setembro de 2017 - 13:30

Sex, 22 de setembro de 2017 16:47

 

 

 

 

 

 

Com o objetivo de capacitar profissionais de saúde na temática da Primeira Infância, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde(Dieps), e em parceria com o Programa Mais Infância do Gabinete da Primeira-dama do Estado e o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), realiza, no dia 26, o  “Seminário Mais Infância Ceará: Compreendendo o Desenvolvimento Infantil” para 184 municípios do Ceará.
 

 

A cerimônia marca o lançamento estadual do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil e ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará (CEC), a partir das 8 horas. O encontro tem como principal objetivo recepcionar os profissionais que atuam como agentes comunitários de saúde e que participarão da formação, além de apresentar suas diretrizes a gestores e demais autoridades de Estado. O momento também propiciará o estímulo de articulações com gestores, e do pensamento dos trabalhos em nível de Estado.
 

 

 

A capacitação em desenvolvimento infantil terá carga horária de 100 horas/aulas, sendo 60 horas online orientadas para a iniciativa “Família Brasileira Fortalecida na Atenção à Primeira Infância”, e 40 horas divididas entre encontros presencias e atividades práticas que abordarão temáticas sobre Desenvolvimento Infantil, Atenção à Saúde, Cultura de paz e Educação na Infância.
 

 

 

Além da formação dos profissionais, a proposta objetiva, no final de seu programa, entregar à gestão municipal um Diagnóstico Situacional da Primeira Infância e Um Projeto de Intervenção Local, a ser construído durante o processo de formação. Esse documento será construído e apresentado a cada uma das cidades contempladas com a formação.
 

 

 

Para Jadson Franco, assessor técnico para educação profissional da ESP/CE e coordenador estadual do Curso, a capacitação permitirá aos profissionais identificar aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da Primeira Infância. “Bem como do olhar interessado para esta temática no território. A formação contemplará ainda os municípios com um diagnóstico situacional e um plano de intervenção para a Primeira Infância de cada cidade”, afirma.
 

 

 

Família Brasileira Fortalecida

 

O curso Família Brasileira Fortalecida, que foi desenvolvido pela Rede de Educação a Distância (READS), é promovido pelo Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, da Secretaria da Saúde do Ceará, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto da Primeira Infância (IPREDE), Universidade Federal do Ceará (UFC), e realizado pela ESP/CE.
 

 

A iniciativa  integra o pilar Tempo de Crescer, que promove a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce  
Instagram: espceara