ESP/CE realiza curso de controle de arboviroses em Sobral

21 de setembro de 2017 - 11:51

Qui, 21 de setembro de 2017 14:58

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA), promoverá o Curso Básico no Controle Vetorial das Arboviroses.
 

 

A formação ocorrerá no período de 25 a 29 de setembro, das 8 às 17 horas, no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Filandia, S/N – Parque Silvana II, Sobral-Ceará. A iniciativa tem como objetivo capacitar supervisores e coordenadores de endemias que trabalhem no controle vetorial.

 

 

Os municípios que participarão do curso são: 11ª CRES-SOBRAL (Frecheirinha, Reriutaba, Uruoca, Groaíras, Coreaú, Hidrolândia, Irauçuba, Alcântaras, Pacujá e Varjota), 12ª CRES-ACARAÚ (Marco, Itarema e Morrinhos), 15ª CRES-CRATEÚS (Crateús, Novo Oriente, Independência e Monsenhor Tabosa), 16ª CRES-CAMOCIM (Granja e Barroquinha).
 

 

O Plano Estadual de Vigilância e Controle das Arboviroses (2017) relata que a transcendência das epidemias por Arboviroses pode dar-se pela elevada prevalência de incapacidades, cronicidade, complicações neurológicas, por alta incidência de casos graves, óbitos e ainda danos aos conceptos pelas infecções em gestantes.
 
 

 

Geram ainda altos custos sociais diretos ou indiretos, como o absenteísmo laboral, a assistência ao paciente e a sobrecarga dos serviços de saúde.Além disso, há necessidade de implantação de ações emergenciais de vigilância e controle vetorial, as quais levam impacto à saúde ambiental e do trabalhador pela necessidade de utilização de inseticida em épocas de epidemia que muitas vezes ultrapassam o planejamento erário municipal e estadual.
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce