Episus Fundamental forma segunda turma

21 de setembro de 2017 - 10:09

 Qui, 21 de setembro de 2017 14:15

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA/CE) realizou nos últimos dias 18 e 19, cerimônia de encerramento da segunda turma do Curso EPISUS Fundamental – Projeto Piloto Ceará. A primeira formada conclui as atividades em julho deste ano.

 

No primeiro dia da programação, os profissionais que participaram da turma realizaram a apresentação de alguns produtos desenvolvidos durante o curso. Os trabalhos envolveram descrição de casos, análises epidemiológicas, entre outros estudos desenvolvidos com base nos territórios de atuação desses profissionais.
 

 

A formação é fruto de parceria entre a ESP/CE e o COPROM/SESA e teve como proposta capacitar profissionais da vigilância em saúde dos municípios contemplados no projeto-piloto EPISUS Fundamental, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades epidemiológicas na realização da vigilância, na investigação de casos, repostas a surtos e outros eventos da saúde.

 

O curso capacitou técnicos da secretaria estadual e municipal de saúde com o objetivo de construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública.

 

 

O EPISUS Fundamental é resultado da Carta de Colaboração firmada em 13 de março de 2017 entre o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública (TEPHINET) e a Rede Sulamericana de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (REDSUR).

 

 

O documento traçou o planejamento e implementação de atividades relacionadas à formação, o desenvolvimento e o uso de profissionais capacitados em epidemiologia de campo e saúde pública.
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce