Juazeiro do Norte sedia Curso de Óbito Materno

15 de setembro de 2017 - 06:50

Sex, 15 de setembro de 2017 10:53

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), promoverá o Curso Básico de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal, no período de 18 a 22 de setembro, no auditório da 21ª Coordenadoria Regional de Saúde de Juazeiro do Norte.
 

A atividade conta com a parceira da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA). O curso tem como objetivo capacitar os profissionais no contexto da vigilância do óbito, visando fortalecer as investigações e análise do óbito materno, infantil e fetal. Do curso participam profissionais dos municípios de Juazeiro do Norte, crato, Icó, Iguatu e Brejo Santo.
 

Sobre o curso

Segundo o Cevig, o curso nasceu da necessidade de compartilhar e atualizar os conhecimentos relacionados às atividades que envolvem a vigilância epidemiológica dos óbitos materno, infantil e fetal, bem como para desenvolver práticas de saúde transformadora, reflexiva, propositiva e articulada com a sociedade no cenário epidemiológico no Ceará.
 

Para tanto, esse esforço dos trabalhadores requer uma formação baseada na aprendizagem significativa e produção do conhecimento implicado com o fazer concreto das práticas de cuidado individuais e coletivas, que serão dialogadas, durante o curso, como esforço para a construção do cenário de vigilância que se pretende alcançar.
 

No Ceará, nos últimos dois anos, houve redução de 31% dos óbitos maternos , passando de 135 em 2014 para 93 em 2016. Porém, faz-se necessária investigação criteriosa dos óbitos de mulheres em idade fértil para identificar possíveis óbitos maternos não declarados. O Cevig informa que por meio da busca ativa e a investigação desses óbitos é possível subsidiar os gestores na elaboração de ações estratégicas que visem a melhoria na qualidade da assistência materno e infantil.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce