ESP/CE e Hemoce concluem curso para capacitação de doadores

14 de setembro de 2017 - 12:17

Qui, 14 de setembro de 2017 16:33

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizou, nos últimos dias 4 a 6, o Curso de Capacitação de Doadores de Sangue. O evento reuniu cerca de 170 pessoas no auditório do Hemoce.

O curso teve como público-alvo profissionais e estudantes da área da saúde e visa capacitar capacitar profissionais para serem multiplicadores na captação de doadores de sangue.

Nos três dias de atividades, aconteceram palestras abordando a trajetória da doação de sangue no Brasil, avanços e desafios na captação de doadores de sangue, a doação de sangue no Ceará, captação hospitalar, entre outros.

Com público alvo voltado para profissionais e estudantes da área da saúde, o objetivo do curso  foi capacitar profissionais para serem multiplicadores na captação de doadores de sangue. Nos três dias palestras foram abordados temas como a trajetória da doação de sangue no Ceará e no Brasil, avanços e desafios na captação de doadores de sangue, captação hospitalar, entre outros.

“A gente espera com o curso, preparar enfermeiros, técnicos, estudantes da saúde para conquistar e cativar novos doadores de sangue. Trazer essa vivência é muito importante para eles entenderem a importância da solidariedade em doar sangue regularmente”, explica Nágela Lima, coordenadora da Captação de Doadores do Hemoce.

No Ceará, a faixa etária que mais doa sangue é a partir dos 29 anos de idade. De acordo com Nágela Lima, para ampliar o número de doadores é necessário também conquistar mais captadores.

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce