Curso Técnico em Enfermagem inicia estágio curricular

14 de setembro de 2017 - 10:13

Qui, 14 de setembro de 2017 14:47

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciou, neste mês, as atividades da primeira etapa do estágio curricular obrigatório do Curso Técnico em Enfermagem. Os encontros ocorrerão sempre às terças, sextas e sábados de 8 horas às 17 horas.
 

 

Do curso participam 23 alunos que desenvolverão, até fevereiro de 2018, atividades em diferentes instituições de saúde de Fortaleza. Entre as quais estão: Hospital Waldemar de Alcântara; Hospital César Cals; Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Paulo Marcelo; Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Anastácio Magalhães.
 
 

 

A coordenadora do curso, Andréa Serpa Rodrigues, explica que as atividades relativas aos campos de estágio relacionam-se ao Módulo Específico I da formação, referente às competências desenvolvidas nas unidades de Saúde Coletiva e Tratamento Clínico do curso. “Os alunos são acompanhados pelos orientadores de estágio durante todas as atividades realizadas em campo”, lembra.
 
 

 

De acordo com o supervisor do curso, Alex Tavares, os profissionais irão se revezar ficando cada qual um período de quatro dias nas unidades de saúde sob o acompanhamento dos orientadores de estágio. “Os estudantes passarão nessa primeira etapa, por setores como clínica médica, sala de vacinas, procedimentos ambulatoriais, dentre vários setores de acordo com a instituição de saúde envolvida”, relata.
 
 

 

Nesse sentido, a Dieps ressalta a importância de fortalecer cada vez mais a parceria entre as instituições de ensino e as instituições de saúde, com a finalidade de formar profissionais detentores de competências baseados em conhecimentos sólidos, capazes de inovar, de trabalhar em equipe, com sentido crítico e reflexivo, contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem à população.
 
 

 

O Curso Técnico em Enfermagem é ofertado para auxiliares de enfermagem que atuam diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS). A formação insere-se no Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) e é realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará, em parceria com a Diretoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará.
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce