Técnico em Saúde Bucal da RMF inicia atividades na ESP/CE

6 de setembro de 2017 - 11:44

Qua, 6 de setembro de 2017 15:27

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou, no último dia 1º, a aula inaugural do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os 46 alunos da turma oriundos dos municípios de Caucaia, Aquiraz, Maracanaú e Horizonte foram recepcionados em uma cerimônia realizada na própria ESP/CE.

A coordenadora do curso, Elis Vasconcelos, recebeu os novos estudantes profissionais trazendo uma reflexão sobre a relevância da Odontologia para pensar a educação de forma continuada e por meio de uma atualização permanente. “É evidente a necessidade de investirmos na qualificação dos trabalhadores. De forma a contribuir para a reorganização dos serviços em saúde bucal como parte fundamental da construção do SUS”, afirmou.

Durante a cerimônia, os alunos foram apresentados à equipe do curso, formada pela coordenadora Elis Vasconcelos, pela supervisora pedagógica, Mirella Batista; e as facilitadoras Raquel Bastos e Mirella de Sousa. E assistiram à palestra: A Profissão de Técnico em Saúde Bucal, ministrada pela assessora técnica da educação profissional da ESP/CE, Vanessa Araújo.

A representante da Coordenadoria de Gestão de Educação Permanente da Sesa, Ivina Lima, saudou os novos alunos profissionais em seus novos percursos formativos. “Vocês discutirão situações reais, vivenciadas dentro do território de trabalho de vocês. Esse é o diferencial para que vocês possam refletir e fazer mudanças de comportamento após a formação”, ressaltou.

O evento contou também com as presenças das seguintes autoridades: Ivina Lima (Coordenadoria de Gestão de Educação Permanente da Sesa, Ana Lúcia Maia (Colegiado gestor em Saúde Bucal de Caucaia);  Jamile Teixeira (Coordenadora de Saúde Bucal de Horizonte); José William Lima (Secretaria de Saúde de Maracanaú) e . Juliano Barbosa Goulart (Secretário-Executivo de Aquiraz).

A turma da RMF contempla profissionais que estejam, prioritariamente, em serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) como profissional da rede municipal de saúde. As aulas ocorrerão na própria ESP/CE durante às sextas-feiras nos períodos da manhã e tarde. Os estágios do curso serão realizados em unidades da Rede Municipal de Saúde.

O Curso Técnico em Saúde Bucal objetiva oferecer condições para que o estudante desenvolva as competências profissionais necessárias e comuns aos trabalhadores da área da saúde e nas atividades específicas da profissão de Técnico em Saúde Bucal.

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce