ESP/CE recepciona turma de Saúde da Mulher em Crateús

6 de setembro de 2017 - 12:02

Qua, 6 de setembro de 2017 15:45

 

 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), segue fomentando a educação profissional em todo o Ceará. Dessa vez, foi a região do Sertão de Crateús que recebeu nova oferta de formação com a realização, no último dia 2, da aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato.
 

 

Esta será a primeira turma realizada na localidade e conta com profissionais que atuam como auxiliares e técnicos em enfermagem na área da Saúde Materno Infantil. Todos os participantes da turma pertencem aos municípios da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) composta pelos municípios de: Ipueiras, Novas Russas, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Poranga, Ararenda, Poranga, Ipaporanga, Crateús, Independência, Novo Oriente e Quiterianópolis.
 

 

A coordenadora do curso, Virgínia Evangelista, saudou os estudantes profissionais e falou do prazer em iniciar a formação nesta localidade. “É muito prazeroso contribuir com a capacitação dos profissionais que fazem parte da região onde eu nasci”, relatou. “Vocês serão as pessoas que mais ganharão com isso. E esses ganhos serão para sempre”, enfatizou.
 

 

Para o assessor da Educação Profissional, Jadson Franco, iniciar essa formação em Crateús é importante pelas significativas mudanças nos indicadores epidemiológicos no Ceará. “A gente quer provocar em cada um de vocês, através da educação profissional, uma emancipação onde possamos refletir e aprender com os detalhes e seguir em frente”, pontuou o assessor.
 

 

Esse sentimento foi expresso também pela aluna Leilianete Costa. Para a técnica em enfermagem, o sentimento é de alegria por fazer parte da primeira turma desse curso na Região de Crateús. “O curso será mais uma bagagem para nossa carreira e uma formação importante para nossas vidas e às pessoas que contarão com nossos serviços”, finalizou.
 

 

Participaram também da cerimônia a supervisora pedagógica do curso, Camila Vasconcelos; a  facilitadora Cecília Queiroz; além de Maria do Socorro Machado, assessora técnica da 15ª CRES; Antônia Izelda Maia, secretária de saúde de Independência; Celi Regina Saraiva, secretária de saúde  de Monsenhor Tabosa, Raimundo Neto Brito, coordenador do Centro de Parto Normal e Maternidade do Hospital São Lucas e Luiza Soares Neta, representando a Secretaria de Saúde de Novo Oriente.
 

O curso

Por meio do curso, a ESP/CE já capacitou 568 profissionais nas Regiões Administrativas do Cariri, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Sertão Central, Centro Sul, Litoral Oeste/Vale do Curu, Sertão do Canindé e Vale do Jaguaribe.
 

 

Neste ano, pretende, ainda, capacitar mais 150 profissionais nas Regiões 3 – Grande Fortaleza (Fortaleza, Caucaia e Maracanaú), Região 8 – Serra da Ibiapaba (Tianguá), Região 6 (Itapipoca) e Região 12, no Sertão de Crateús, cuja área Crateús faz parte. 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce