Oficina discute metas da capacitação em Desenvolvimento Infantil

31 de agosto de 2017 - 11:00

Qui, 31 de agosto de 2017 15:46

 

 

Com o objetivo de capacitar profissionais de saúde na temática da Primeira Infância, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional (Dieps), e em parceria com o Programa Mais Infância do Gabinete da Primeira Dama do Estado e o Instituto da Primeira Infância (Iprede), realizou, no último dia 21, a oficina “Passeio pela Infância: um encontro com a atenção, o cuidado e o desenvolvimento infantil”.
 

 

As atividades serviram como um primeiro momento do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil junto a equipe multiprofissional que acompanhará os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em cada um dos 184 municípios que receberão a capacitação. Durante o encontro, o diretor de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti, deu boas vindas à equipe e destacou a importância dessa formação para o Ceará.
 
 
A assessora do Programa Mais Infância, Dagmar Soares, ressaltou a importância do projeto e a terapeuta ocupacional Metilde Carvalho fez uma apresentação acerca do desenvolvimento infantil.
 

 

Em um outro momento, foram repassadas as metas do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil e suas estratégias de formação no Ceará. No período da tarde, o assessor técnico para a Educação Profissional da ESP/CE, Jadson Franco, fez uma contextualização da oficina e mostrou os antecedentes históricos do Programa de Agente Comunitário em Saúde no Ceará. “Nós entendemos que o ACS é o público-alvo porque ele é quem está no território e o que queremos é que ele reflita sobre a importância desse olhar para a primeira infância”, destacou.
 

 

A capacitação em desenvolvimento infantil terá carga horária de 100 horas/aulas. Desse total, 60 horas online orientadas para a iniciativa “Família Brasileira Fortalecida na Atenção à Primeira Infância” e 40 horas divididas entre encontros presencias e atividades práticas que abordarão temáticas sobre Desenvolvimento Infantil, Atenção à Saúde, Cultura de Paz e Educação na Infância.
 

 

Além da formação dos profissionais, o curso prevê como produto final a entrega à gestão municipal, ao final das atividades um Diagnóstico Situacional da Primeira Infância e um Projeto de Intervenção Local, a ser construído durante o processo de formação. Esse documento será construído e apresentado a cada uma das cidades contempladas com a formação.
 

 

Para Jadson Franco, a capacitação permitirá aos profissionais identificar aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da Primeira Infância. “Bem como do olhar interessado para esta temática no território, a formação beneficiará ainda os municípios com um diagnóstico situacional e um plano de intervenção para a Primeira Infância de cada cidade”, afirma Jadson.
 

Família Brasileira Fortalecida

 

 

A iniciativa da formação em desenvolvimento infantil integra o pilar “Tempo de Crescer”, que promove a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.
 

 

Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) pelo telefone: (85) 3101 1409 e dos e-mails: dieps@esp.ce.gov.br e diepsesp@gmail.com 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce