Curso de Urgência e Emergência conclui as duas primeiras turmas do HIAS

29 de agosto de 2017 - 07:39

Ter, 29 de agosto de 2017 11:25

 

 

O Projeto de Capacitação em Urgência e Emergência para profissionais que atuam nos equipamentos de saúde da Rede SUS, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), concluiu nos dias 22 e 25/08 a 1ª turma e 2ª turma do Curso Básico em Urgência e Emergência, compostas por enfermeiros e técnicos em Enfermagem, respectivamente, do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), primeira instituição dessa nossa fase.
 

O Projeto reiniciou suas atividades em um novo formato. Agora, com carga horária de 60 horas, e contempla, por meio de atividades teórico-práticas, os procedimentos assistenciais, direcionados às principais linhas de cuidado, recomendado pela Portaria nº1600, do Ministério da Saúde (MS), que reorganiza a Rede de Assistência em Urgência e Emergência.  

 

No HIAS, serão realizadas sete turmas, contemplando enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, auxiliares de transportes, maqueiros e vigilantes. De acordo com Zélia Mota, coordenadora do serviço de Enfermagem do HIAS, o curso é “uma rica oportunidade de aprendizado, que, com certeza, corroborará com a excelência da assistência às crianças atendidas em nossa instituição.”
 

Para Rosivy de Oliveira, coordenadora da Educação Permanente de Enfermagem do HIAS, “o curso correspondeu às nossas expectativas, tanto em conteúdo, quanto em metodologia, sem deixar de evidenciar o excelente perfil dos dois facilitadores, Carlos Freitas e Airton Filho. A explanação das aulas teóricas e o cenário concomitante da prática é fundamental para um maior entendimento e potencializa o aprendizado. O ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é de fácil acesso e o material teórico, os fóruns e as avaliações estão bastantes organizados, atualizados e com bom conteúdo. Parabéns a toda equipe da ESP e, da mesma forma, que estamos focados em capacitar de forma contínua um maior número de profissionais do HIAS, sugiro que os cursos sejam ampliados aos demais serviços de saúde do Ceará. Pois é importante as equipes serem bem treinadas e, principalmente, que todas usem um só protocolo de urgência e emergência”.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce
Instagram: @espceara