Curso de Controle das Arboviroses acontece em Quixadá

28 de agosto de 2017 - 06:55

Seg, 28 de agosto de 2017 10:42

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) promove o Curso Básico no Controle Vetorial das Arboviroses, numa parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA). A iniciativa tem como objetivo capacitar supervisores e coordenadores de endemias que trabalhem no controle vetorial.

O curso acontece no período de 28 de agosto a 01 de setembro, das 8 às 17 horas, no Centro Universitário Católica – Unicatólica, localizado na Rua – Juvêncio Alves, n°660, em Quixadá.

Dele participam representantes dos municípios das seguintes Coordenadorias Regionais de Saúde: 5ª CRES-Canindé (Canindé, Paramoti, Caridade, Itatira, Madalena e Boa Viagem), 8ª CRES- Quixadá (Quixadá, Quixaramobim, Ibicuitinga, Ibaretama, Senador Pompeu, Choró, Solonópole e Banabuiú), 14ª CRES- Tauá (Tauá, Parambu, Arneiroz e Aiuaba).

O Plano Estadual de Vigilância e Controle das Arboviroses relata que a transcendência das epidemias por Arboviroses pode dar-se pela elevada prevalência de incapacidades, cronicidade, complicações neurológicas, por alta incidência de casos graves, óbitos e ainda danos aos conceptos pelas infecções em gestantes. Geram ainda altos custos sociais diretos ou indiretos, como o absenteísmo laboral, a assistência ao paciente e a sobrecarga dos serviços de saúde.

Além disso, há necessidade de implantação de ações emergenciais de vigilância e controle vetorial, as quais levam impacto à saúde ambiental e do trabalhador pela necessidade de utilização de inseticida em épocas de epidemia que muitas vezes ultrapassam o planejamento das esferas municipal e estadual.

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce