Curso Técnico em Enfermagem inicia atividades de estágio

25 de agosto de 2017 - 11:09

Sex, 25 de agosto de 2017 15:04

O Curso Técnico em Enfermagem, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou na manhã desta sexta-feira, 25, uma oficina de capacitação com os enfermeiros que orientarão as atividades de estágio junto aos alunos do curso.

Durante o encontro, a equipe pedagógica da formação fez uma apresentação de como as práticas dessa etapa formativa ocorrerá. Nesse momento do curso, os estudantes profissionais serão acompanhados pelos orientadores que avaliarão seus desempenhos durante essa etapa do curso. Apesar da orientação, a ESP/CE reforça a importância de o próprio aluno se implicar nesse processo, sendo ele mesmo o principal ator do seu processo formativo por meio de auto avaliações constantes.

A coordenadora do curso, Andréa Serpa, explica que os estágios serão executados em instituições da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como os Centro de Atenção Psicossocial e Unidades de Atenção Primária à Saúde. Bem como em instituições da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), como o Hospital César Calls, Hospital Waldemar de Alcântara e Hospital Infantil Albert Sabin.

O estágio curricular tem como principal objetivo estimular nos alunos a vivência de atividades práticas já exploradas em sala de aula. O que possibilita uma maior reflexão do contexto teórico com a realidade prática nos diversos segmentos específicos da área.

Para a orientadora de estágio Kelma Souto, a relevância dessa etapa é a firmação de vínculos dos  profissionais com as práticas em saúde. “Despertando neles um sentido de humanização com nosso maior instrumento de trabalho que é a vida”, reforça.

A visão de Kelma foi complementada por Fernanda Patrícia, cujo desejo é o de que “a experiência abra campos de trabalho para os profissionais e onde todos estejam aptos a atender as necessidades das comunidades mais carentes que dependem do Sistema Único de Saúde” (SUS), finalizou a orientadora de estágio.

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce