Curso Atenção à Saúde da Mulher inicia atividades em Itapipoca

24 de agosto de 2017 - 12:43

Qui, 24 de agosto de 2017 16:35

O município de Itapipoca iniciou uma importante caminhada rumo a profissionalização e aperfeiçoamento dos profissionais da saúde que atuam na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRES). Isso porque a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), começou, no último dia 18, as atividades da segunda turma do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato naquela cidade.

A turma é formada por 40 alunos oriundos da região do Litoral Oeste/ Vale do Curu, como Itapipoca, Trairi, Tururu, Uruburetama, Miraíma, Umirim e Amontada. Assim, ao longo dos próximos seis meses, esses profissionais estarão reunidos semanalmente aos sábados na formação que deverá encerrar-se em março de 2018.

Para Virgínia Evangelista, coordenadora do curso, essa é uma formação de grande importância para cada um dos profissionais que aceitaram o desafio de dar seguimento às suas formações. “Vocês precisam analisar que o ganho é para o município e o usuário, sim. Mas é, principalmente, para cada um de vocês. E o que vocês aprenderem no curso levarão por toda a vida”, ressaltou.

Essa é a segunda turma implementada em Itapipoca. Nos últimos cinco anos, o curso percorreu vários municípios do Ceará, como Limoeiro do Norte, Quixadá e Crateús, cuja nova turma iniciará em 1º de setembro. Somente em Fortaleza, a capacitação já formou 10 turmas desde o início das atividades formativas,  em 2013.

O assessor técnico para Educação Profissional da ESP/CE, Jadson Franco, destacou o fortalecimento das práticas no serviço de saúde onde esses profissionais atuam. “Quem faz a diferença no Sistema Único de Saúde (SUS) é quem está na ponta. Exatamente onde vocês estão. Esse curso tem mudado os indicadores do Ceará e trazido impactos, mas não o faria se não fosse a força humana que são vocês”, saudou o gestor.

O curso

Por meio da formação, a ESP/CE capacitou 568 profissionais nas Regiões Administrativas do Cariri, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Sertão Central, Centro Sul, Litoral Oeste/Vale do Curu, Sertão do Canindé e Vale do Jaguaribe.

Neste ano, pretende, ainda, capacitar mais 150 profissionais nas Regiões 3 – Grande Fortaleza (Fortaleza, Caucaia e Maracanaú), Região 8 – Serra da Ibiapaba (Tianguá) e Região 12 – Sertão dos Crateús (Crateús), além da Região 6, da qual Itapipoca faz parte.

( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce