ESP/CE forma 106 novos ACS em Horizonte

22 de agosto de 2017 - 10:38

O Ceará passou a contar, no último dia 17, com mais um importante reforço rumo ao fortalecimento dos serviços em saúde. Isso porque a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou a cerimônia de formatura dos mais novos 106 técnicos em agente comunitário de saúde de Horizonte.

Movidos por um sentimento de forte emoção, os agentes comunitários de saúde (ACS) partilharam com os colegas de curso, familiares e amigos a conclusão de mais uma importante etapa de suas vidas acadêmica e profissional. Esse sentimento foi percebido na fala da aluna Sinália Alves. Para ela, a formação foi essencial para o aperfeiçoamento do olhar de cada profissional ali presente. “Desde o seu início em 2006, o curso veio resgatar em nós a essência da profissão. Vimos nessa trajetória que o verdadeiro tratamento de nossa comunidade não está só na parte ambulatorial, mas sim no olhar desse cuidador que se coloca no lugar do outro”, ressaltou.

A fala de Sinália somou-se ao olhar do Diretor da Educação Profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti. Para o gestor, a formação desses agentes é uma conquista histórica que coloca o Ceará como referência para todo o Brasil. “Que cada vez mais, trabalhos como esse tenham o propósito de capacitar profissionais competentes, eticamente valorosos e comprometidos socialmente”. Esse comprometimento foi destacado por Caio Cavalcanti, também, como reflexo da política do governo do Estado, cujo trabalho tem sido “o de cuidar cada vez mais das pessoas no Ceará”

 

A dimensão do cuidado também foi destacada pelo diretor da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, por meio da contribuição da formação para o trabalho. Para o médico sanitarista, que ajudou a implementar o programa do ACS no Ceará,  Horizonte fornece uma contribuição imensa para o fortalecimento do serviço em saúde no Ceará. “Esse momento precisa muito desse convívio entre a família, o profissional de saúde e a administração pública. A relação entre o ACS e a família é essencial para que o Sistema de Saúde funcione”, reforça.

Além de Carlile Lavor e Caio Cavalcanti, participaram da cerimônia o prefeito de Horizonte, Francisco César de Sousa; o secretário de Saúde de Horizonte, Everardo Cavalcante; a coordenadora da Atenção Básica de Horizonte, Inês Amaral; o assessor técnico para Educação Profissional de ESP/CE, Jadson Franco; além das supervisoras pedagógicas Idalice Barbosa e Camila Mascarenhas e demais autoridades do município e parceiros que ajudaram nessa formação.

Histórico

As atividades da turma do CTACS Horizonte iniciaram-se em 2006 com a execução da Etapa Formativa I. A retomada do curso no município ocorreu em 23 de fevereiro de 2016. A partir desse período, deu-se a realização das etapas formativas II e III da formação.

O CATCS segue ao longo de 2017 com uma aquecida agenda de atividades em todo o Estado. A turma de Fortaleza será a próxima a concluir as atividades em outubro próximo. No total, serão formados mais 101 ACS, agora como técnicos capacitados pela ESP/CE. Desde a retomada do programa em 2016, os municípios que concluíram suas formações foram: Iguatu, Tauá, Acopiara e Horizonte.

Entre as cidades que continuam executando qualificações, estão Quixadá, Quixeramobim, Fortaleza, Capistrano, Guaramiranga, Crato, Caucaia. No total, a ESP/CE capacitará 1.500 ACS em todo o  Ceará.