ESP/CE realiza formatura do CTACS Horizonte nesta sexta, 17

16 de agosto de 2017 - 11:00

Qua, 16 de agosto de 2017 15:00

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realiza, no dia 17, a cerimônia de formatura do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (CTACS) do município de Horizonte. O evento ocorre no Ginásio Joaquim Domingos, a partir das 18 horas.

A instituição formará 101 novos profissionais que atuarão diretamente na localidade. Com isso, a turma de Horizonte será a primeira a ser formada no âmbito da educação profissional da ESP/CE neste ano.

Promovido pela ESP/CE, por meio da Dieps, o CTACS tem o desafio de profissionalizar e certificar os primeiros Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (ACS) do  Ceará, de modo a qualificar sua atuação profissional. Além isso, a formação tem o relevante papel de fortalecer esses agentes enquanto categoria profissional, potencializando o seu papel no processo de transformação do modelo de atenção à saúde.

O curso está estruturado em itinerários formativos, organizados em três etapas interdependentes, que se relacionam nos níveis de evolução, desenvolvimento e aprofundamento dos seus conteúdos. O CTACS possui carga horária de 1.200 horas teórico-prática em sala de aula, além de 600 horas de Estágio Supervisionado, atendendo às exigências do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE/CE).

Entre as atividades realizadas com a equipe pedagógica e técnica do curso, estão: realização da última e terceira etapa formativa III, com carga horária de 320 horas; capacitação com os enfermeiros acerca do conteúdo das etapas a serem trabalhadas ao longo do curso; certificação e despesas relativas a material gráfico para capacitação dos enfermeiros  que atuaram na capacitação dos técnicos; além da contrapartida dos municípios com a liberação dos enfermeiros, técnicos e ACS para os municípios distante.

 
 
 
 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce