ESP/CE capacita inspetores sanitários em Limoeiro do Norte

11 de agosto de 2017 - 07:29

Sex, 11 de agosto de 2017 11:26

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), promoverá o Curso Básico de Vigilância Sanitária, no período de 14 a 18 de agosto, na Universidade Aberta do Brasil, em Limoeiro do Norte. A iniciativa tem a parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA/CE), por intermédio do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS).
 
 
O curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde (inspetores sanitários) inseridos no processo de trabalho em Vigilância Sanitária, com vistas ao planejamento, monitoramento e avaliação das ações relacionadas à prevenção e controle dos riscos sanitários no Ceará.
 
 
 
Do curso participam profissionais dos municípios da macro Litoral Leste: 7ª CRES (Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba); 9ª CRES (Jaguaruana, Morada Nova, Palhano, Russas, Jaguaretama); 10ª CRES (Alto Santo, Ereré, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte).
 
 
Vigilância Sanitária
 
A Vigilância Sanitária (VISA) constitui um conjunto de ações articuladas, voltadas para a proteção e defesa da saúde. Insere-se no campo da Saúde Coletiva, sendo atividade exclusivamente exercida pelo poder estatal, objetivando o controle do risco inerente a produtos e serviços de interesse sanitário com consequências diretamente relacionadas com o estado de saúde da população.
 
 
 
A Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal nº 8.080/90) define Vigilância Sanitária como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: I – o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e II – o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. A partir da análise dessa definição, verifica-se que a atuação da VISA é bastante ampla, complexa, envolvendo uma diversidade de objetos.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br

Facebook: espce