Educação Profissional da ESP/CE é pauta em reunião do Cosems

11 de agosto de 2017 - 12:44

Sex, 11 de agosto de 2017 16:46

A Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) representou a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), no último dia 11, durante reunião ampliada dos secretários municipais de saúde realizada pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/CE).

Na ocasião, o assessor técnico da diretoria, Jadson Franco, fez uma apresentação dos cursos desenvolvidos pela equipe da Dieps no primeiro semestre de 2017. Ele destacou os trabalhos, atualmente, realizados a partir dos cursos técnicos em Enfermagem, Radiologia, Saúde Bucal e Agente Comunitário em Saúde. Além dos cursos de atualização, qualificação, aperfeiçoamento em atenção, gestão e vigilância.

Para Jadson Franco, a educação permanente deve ser compreendida no serviço e para o serviço na intenção de se transformar as práticas em saúde. “É fundamental a parceria com o Cosems/CE, para além da formação, mas, sobretudo, desde o levantamento de demandas, assegurando que a formação teórico/pratica aproxime-se ainda mais da realidade de cada território”, explica.

O assessor enfatizou os trabalhos a serem realizados pelo Curso em Desenvolvimento Infantil, realizado em parceria com o Programa Mais Infância e o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e que promoverá a formação de profissionais da atenção básica de saúde de 184 municípios do Ceará. As ações da qualificação começam em setembro.

Outro destaque da apresentação foi dada ao programa Itinerários do Saber. Pensado como um curso de formação inicial e continuada a 5.200 profissionais de nível médio que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), a iniciativa de curta duração (entre 60 horas a 160 horas) está estruturada dentro de quatro eixos temáticos: acolhimento em saúde; saúde mental; segurança do paciente; vigilância em saúde e eixos inovadores.

As instituições e gestores que desejarem participar dos programas de formação da diretoria podem fazê-lo, por meio do envio de ofício para a Dieps, com demandas do número de profissionais a serem capacitados de acordo com a escolha do eixo temático da formação. As solicitações poderão ser feitas até 20 de outubro de 2017.

Facebook: espce