ESP/CE recebe visita do pesquisador Cesar Victora

10 de agosto de 2017 - 06:41

Qui, 10 de agosto de 2017 10:40

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) recebeu, no último dia 09, a visita do pesquisador e epidemiologista Cesar Victora. O professor foi recebido por uma comitiva de gestores e profissionais da escola durante encontro realizado no Centro de Investigação Cientifica Cesar Victora, cujo nome faz referência ao cientista brasileiro.

Ele agradeceu a receptividade e disse estar muito feliz por retornar ao Ceará e poder rever parceiros e amigos da ESP/CE. “Tenho ótimas lembranças deste lugar. E fico muito contente em ver tantas pessoas que continuam trabalhando pela saúde do estado”, pontuou, reforçando todos os estudos e pesquisas desenvolvidas pelos cearenses e que tem ajudado projetar o Ceará no Brasil e em outros países.

O superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, saudou Cesar Victora em nome da instituição e deixou o convite para que o pesquisador sinta-se à vontade para contar com o apoio da escola em projetos futuros na área da pesquisa e dos estudos em saúde. “Essa é uma escola muito viva. Tem uma área de ensino muito forte e procuramos estruturar atividades em pesquisa e extensão pensando na construção de novos caminhos”, concluiu.

Esse caminho também foi pontuado por Verônica Sales, supervisora do Cenic. Ela ressaltou as atividades e projetos que a ESP/CE tem assumido, como os diversos cursos nas áreas de gestão e saúde pública e outras publicações, como o Cadernos ESP, revista científica da instituição que reúne artigos originais inéditos, de natureza científica, apresentando resultados de pesquisas relevantes para a saúde pública, de interesse regional, nacional e internacional.

Fundador do centro responsável pelas análises de equidade dos indicadores de saúde materno-infantil ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das nações Unidas (ONU), Cesar Victora tornou-se, em 28 de julho passado, o primeiro brasileiro a fazer parte dos vencedores do Prêmio Gairdner, mais importante premiação científica do Canadá e uma das mais prestigiadas na área das ciências da saúde. Além de Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas, Cesar Víctora ocupa posições honorárias nas universidades de Harvard, Oxford, Johns Hopkins e Londres.

3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce