ESP/CE participa de seminário em educação permanente em saúde

10 de agosto de 2017 - 12:33

Qui, 10 de agosto de 2017 16:35

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) participou durante os dias 02 e 03 de agosto últimos do III Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde. A instituição esteve representada pela diretora de Pós-Graduação e Pesquisa, Olga Alencar e o assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional em Saúde, Jadson Franco.

O encontro teve como principais objetivos promover discussões acerca do resgate à implantação da Política de Educação Permanente em Saúde no âmbito nacional e estadual com suas perspectivas e responsabilidades, além da articulação da pauta e agenda com os novos gestores municipais e demais segmentos das Comissões Estaduais de Integração Ensino-Serviço (CIES).

A programação do seminário esteve distribuída em quatro rodas de debates com as temáticas: Integração Ensino Serviço e Comunidade; Residência em Saúde – desafios para a gestão descentralizada; Educação Profissional – trabalhadores de nível médio da Saúde; Política de Educação Permanente em Saúde: planejamento e formulação dos Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde (PAREPS).

Para Olga Alencar, o evento é um rico espaço de construção da Política Nacional de Educação Permanente na integração entre instituições de ensino e os serviços de saúde. “Na conjuntura atual precisamos estar todos juntos e unidos. O momento é de articulação de todas as instituições de ensino dos estados do Nordeste, mostrando a coesão do pensamento de um Nordeste único e unificado”.

Já o assessor técnico Jadson Franco, ressaltou o caráter de resistência e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) que eventos dessa natureza tem considerando o contexto no qual a saúde pública brasileira se encontra hoje. “E também das escolas e instituições de educação em saúde e a ESP/CE tem papel fundamental nesse cenário, de reflexão, mas sobretudo de transformação de práticas no SUS e para o SUS”, completou.

O evento contou ainda com a participação da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, Gestores, universidades e Instituições de Ensino em Saúde, além de pesquisadores de diversos Estados do Nordeste.

3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce