CTACS Fortaleza inicia III etapa formativa

1 de agosto de 2017 - 10:51

Ter, 01 de agosto de 2017 14:45

 

 

 

O Curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde (CTACS) iniciou, no último dia 2, as atividades da III etapa formativa em Fortaleza. Com isso, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) concluirá a formação de 101 profissionais que trabalham na Regional II. Os profissionais formados na Capital compõem total de quatro turmas e serão os primeiros a atuarem em Fortaleza como técnicos capacitados pela instituição.
 

 

A etapa formativa III será composta de uma carga horária de 320 horas divididas nas fases I e II. Seu enfoque está orientado para o desenvolvimento de competências relacionadas à prática educativa do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na comunidade para os cuidados à água e a prevenção das arboviroses causadas pelo Aedes aegypti.
 

 

A facilitadora Violena Carvalho ressaltou a importância do curso na integração do trabalho entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade. “Uma das grandes vantagens do curso é justamente a aproximação do ACS com a sua comunidade. E a formação tem nos aproximado bastante nos níveis profissional e pessoal,”, reforçou.
 

 

Para a aluna Elisete Fernandes, a compreensão dos níveis ético e técnico na formação será um dos maiores aprendizados a ser levado no seu dia a dia. “No trabalho com as comunidades também percebemos o quanto eles se sentiram úteis, contribuindo diretamente com o nosso trabalho”, ressalta a agente.
 

 

De acordo com a equipe pedagógica do curso, a previsão é de que as turmas de Fortaleza concluam suas atividades em outubro deste ano.
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce