Cevig promove curso sobre Arboviroses

27 de julho de 2017 - 07:39

Qui, 27 de julho de 2017 11:30

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA), promoverá o Curso Básico no Controle Vetorial das Arboviroses. A iniciativa tem como objetivo capacitar supervisores e coordenadores de endemias que trabalhem no controle vetorial.
 

Iniciado no último dia 24, o curso prossegue até o dia 28 de julho, das 8 às 17 horas, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará, localizada na Av. Antônio Justa, 3161, no bairro Meireles.
 

Da capacitação participam profissionais dos seguintes municípios:1ª CRES-Fortaleza: 2ª CRES-Caucaia (Caucaia, General Sampaio, São Gonçalo do Amarante e Tejuçuoca), 3ª CRES-Maracanau(Acarape e Maranguape), 6ª CRES-Itapipoca (Umirim), 22ª CRES-Cascavel (Cascavel, Chorozinho, Ocara, Horizonte, Pacajus e Pindoretama).

O Plano Estadual de Vigilância e Controle das Arboviroses relata que a transcendência das epidemias por arboviroses pode dar-se pela elevada prevalência de incapacidades, cronicidade, complicações neurológicas, por alta incidência de casos graves, óbitos e ainda danos aos conceptos pelas infecções em gestantes. Elas geram ainda altos custos sociais diretos ou indiretos, como o absenteísmo laboral, a assistência ao paciente e a sobrecarga dos serviços de saúde. Além disso, há necessidade de implantação de ações emergenciais de vigilância e controle vetorial, as quais levam impacto à saúde ambiental e do trabalhador pela necessidade de utilização de inseticida em épocas de epidemia que muitas vezes ultrapassam o planejamento erário municipal e estadual.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce