Curso treina inspetores sanitários no Cariri

19 de julho de 2017 - 06:05

Qua, 19 de julho de 2017 10:00

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), promoverá o Curso Básico de Vigilância Sanitária que acontecerá no período de 24 a 28 de julho na Universidade Regional do Cariri. A iniciativa é uma parceriae a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (COPROM/SESA/CE), através do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS).

 

Este curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde (inspetores sanitários) inseridos no processo de trabalho em Vigilância Sanitária, com vistas ao planejamento, monitoramento e avaliação das ações relacionadas à prevenção e controle dos riscos sanitários no Ceará.

 

Dele participam profissionais dos municípios da macro Cariri:17ª CRES Icó (Cedro, Icó, Lavras da Mangabeira, Orós, Várzea Alegre); 18ª CRES Iguatu (Acopiara, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô); 19ª CRES Brejo Santo (Aurora, Barro, Brejo Santo, Mauriti, Milagres); 20ª CRES Crato (Altaneira, Assaré, Campos Sales, Crato, Potengi, Tarrafas), 21ª CRES Juazeiro do Norte (21ª CRES, Barbalha, Caririaçu, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha).

 

 

Vigilância sanitária

 

A Vigilância Sanitária (VISA) constitui um conjunto de ações articuladas, voltadas para a proteção e defesa da saúde. Insere-se no campo da Saúde Coletiva, sendo atividade exclusivamente exercida pelo poder estatal, objetivando o controle do risco inerente a produtos e serviços de interesse sanitário com consequências diretamente relacionadas com o estado de saúde da população.

 

 

A Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal nº 8.080/90) define Vigilância Sanitária como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. A partir da análise dessa definição, verifica-se que a atuação da VISA é bastante ampla, complexa, envolvendo uma diversidade de objetos.

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce