Limoeiro do Norte sedia cursos sobre intoxicações no trabalho

18 de julho de 2017 - 06:24

Ter, 18 de julho de 2017 10:19

A Escola de Saúde Pública do Ceará promove Cursos Relacionados às Intoxicações no Ambiente de Trabalho, baseados em Protocolos Clínicos do Ministério da Saúde. As atividades dos cursos acontecerão no segundo semestre deste ano e serão destinadas aos médicos e enfermeiros que atuam na atenção primária, secundária e terciária do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram ofertadas duas vagas para cada município da 9° Coordenaria Regional de Saúde (CRES) e 10° CRES.

Os cursos acontecerão no município de Limoeiro do Norte, em diferentes datas. A formação é uma iniciativa do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde em parceria com o Centro de Referência em Saúde, Trabalho e Ambiente (CERESTA).

A proposta dos cursos surgiu da diretora geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Ambiente de Limoeiro do Norte (CERESTA), Alexsandra Oliveira Bessa. Ela relatou que a situação do quadro epidemiológico da região nos agravos de Dermatoses Ocupacionais, Pnemoconioses e Intoxicações Exógenas ocorre em virtude dos processos de trabalho prevalentes da Região do Vale do Jaguaribe. Por conta disso, se faz necessária a capacitação dos profissionais dessa região, para realização do nexo causal entre doença e trabalho.

Introdutório em Saúde do Trabalhador – 9,10,11, 23,24 e 25 de agosto (40 h)

Protocolo Clinico de Pneumoconioses Relacionadas ao Trabalho – 13,14 e 15 de setembro (20 h)

Protocolo Clinico de Intoxicações Exógenas – 18,19 e 20 de outubro (20 h)

Protocolo Clinico de Dermatoses Ocupacional -: 8,9 e 10 de novembro (20 h)