Cevig promove curso de Tracoma em Sobral

11 de julho de 2017 - 05:43

11 de julho de 2017 09:43

 

O município de Sobral será contemplado com o Curso Básico de Vigilância e Controle do Tracoma, a ser ministrado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA). O Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP/CE (Cevig) coordena a formação.
 

A iniciativa tem como objetivo capacitar os coordenadores da vigilância em saúde e os profissionais da atenção básica. As atividades acontecerão, no período de 17 a 21 de julho, das 8 às 17 horas, no Homocentro de Sobral, situado na Rua Jânio Quadros, s/n- bairro Santa Casa, em Sobral.
 

Do curso participam profissionais dos seguintes municípios: 11ª CRES-Sobral (Alcântara, Frecheirinha, Massapê, Meruoca, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Sobral, Irauçuba, Reriutaba, Varjota, Uruoca),12ª CRES-Acarau(Morrinhos, Itarema, Acaraú, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Marcos), 13ª CRES-Tianguá (Croatá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Tianguá), 15ª CRES-Cratéus (Monsenhor Tabosa, Tamboril, Crateús, Ipueiras, Independência, Ipaporanga, Novo Oriente, Poranga).
 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a eliminação do tracoma como causa de cegueira no mundo. Para atender ao compromisso de eliminação da doença, é fundamental a adoção de práticas de vigilância e controle que ampliem o conhecimento de situação epidemiológica dirigidas às populações mais vulneráveis, para a identificação de espaços geográficos de maior risco, promover um maior acesso ao diagnóstico, ao tratamento e às ações educativas para a prevenção.
 

 
 
Sobre a doença

Tracoma é uma doença infecciosa causado pela bactéria Chlamydia trachomatis. É transmitida pelo contato direto ou por objetos contaminados com secreções oculares de pessoas acometidas. As incidências tendem a ocorrer em locais onde são precárias as condições de saneamento e higiene, principalmente entre crianças entre um e nove anos de idade.
 

Principal causa de cegueira evitável no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tracoma é facilmente transmitido de uma pessoa para outra, apenas passando as mãos nos olhos. A infecção acontece na infância, na primeira vez, mas as pessoas ficam cegas apenas na idade adulta.
 

O tracoma afeta a conjuntiva, córnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. No Brasil, há relatos de que esta enfermidade foi trazida pelos europeus, no século XVIII, no Nordeste, onde foram estabelecidos diversos focos desta doença. Atualmente, o Ministério da Saúde promove controle nas regiões de alta prevalência desta patologia.

A prevenção desta doença é feita através da adoção de hábitos adequados de higiene, como por exemplo, lavar o rosto das crianças com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal e boas condições sanitárias.
 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Facebook: espce   
Instagram: esp_ce