Curso de Sala de Vacina promove terceira turma

3 de julho de 2017 - 05:57

3 de julho de 2017 09:48

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) oferece, no período de 03 a 07 de julho, a terceira turma do Curso Básico de Implementação em Sala de Vacina. Com carga horária de 40 horas, o curso destina-se aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde no Ceará (Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e/ou Auxiliar de Enfermagem).

A iniciativa é coordenada pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, através do Núcleo de Imunizações (NUIMU) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)

O curso nasceu da necessidade de implantar o matriciamento locorregional em Sala de Vacina com vistas ao fortalecimento das ações de vigilância das doenças imunopreveníveis por meio da educação permanente e desenvolver práticas de saúde transformadora, reflexiva, propositiva e articulada com a sociedade.

Essa formação proporciona uma reflexão sobre os componentes e processo do ato de conhecer e do ato de ensinar, a fim de contribuir com a qualificação dos profissionais de saúde envolvidos com o processo de vacinação.

O objetivo do curso é possibilitar o acesso gratuito com qualidade a todas as vacinas previstas no calendário básico de vacinação, de forma homogênea, em todo país, buscando alcançar o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis.

Tem como meta contribuir com a qualificação dos profissionais que atuam com imunização, fundamentando-os para organização, funcionamento, conservação e administração de imunobiológicos, bem como para tomada de decisões, em casos especiais fortalecendo a qualidade do serviço nas salas de vacinas.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce