CTACS articula pactuações na Região Metropolitana de Fortaleza

28 de junho de 2017 - 06:22

28 de junho de 2017 10:19

 

 

 

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), ofertado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) através da sua Diretoria de Educação profissional em Saúde (Dieps), segue uma agenda de pactuações com suas turmas da Região Metropolitana de Fortaleza para o pleno desenvolvimento da educação profissional no Ceará.
 

No município de Horizonte, a equipe pedagógica do curso esteve reunida, no último dia 23, com a comissão formada pelos alunos para discutir os encaminhamentos da formatura que ocorrerá em 17 de agosto. A ESP/CE formará novos 101 técnicos que atuarão na localidade. A turma de Horizonte será a primeira a ser formada no âmbito da educação profissional da ESP/CE neste ano.

Em relação à turma de Caucaia, o CTACS também esteve reunido com representantes do Núcleo de Educação Permanente de Saúde do município no dia 26, quando realizou a pactuação para o andamento da Etapa Formativa II do curso. A ideia é que a formação tenha início em agosto deste ano e englobe um total de 494 profissionais.

Em julho, a equipe pedagógica do curso estará em Caucaia para realizar a validação do curso e fazer um primeiro encontro com lideranças locais e agentes comunitários de saúde que compõem os seis distritos do município. “Apresentaremos a proposta da Etapa Formativa III, além das suas normas e demais questões relativas à terceira etapa dessa formação”, afirmou a psicóloga e consultora do curso, Idalice Barbosa.

O curso

O CTACS está estruturado em itinerários formativos, organizados em três etapas interdependentes que se relacionam nos níveis de evolução, desenvolvimento e aprofundamento dos seus conteúdos. Juntas, as Etapas Formativas I, II e III somam 1.800 horas de carga horária.

O curso objetiva qualificar a atuação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde de modo a fortalecê-los enquanto categoria profissional, potencializando seu papel no processo de transformação do modelo de atenção à saúde.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce