Curso de Tuberculose acontece em Sobral

22 de junho de 2017 - 06:43

22 de junho de 2017 10:43

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA), promoverá o Curso Básico de Práticas Docentes em Vigilância e Controle das Ações de Tuberculose. A iniciativa tem como objetivo capacitar os profissionais da atenção primária para o desenvolvimento de habilidades necessárias à estruturação e organização da rede de atenção à Tuberculose no Ceará.

Organizado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), o curso acontecerá, em seu 1º Módulo, de 06 a 07 de julho , 2º Módulo, de 03 a 04 de agosto, das 8 às 17 horas, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, situada na Rua Antônio Crisóstomo de Melo, 919. A formação é voltada aos profissionais da rede de atenção básica.

 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravaram esse cenário.

Panorama
 

No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.
 

No mundo, mais pessoas morrem de tuberculose do que de outras infecções curáveis. A cada dia 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem. No Brasil, os índices da doença, que diminuíam na década de 80 do século passado, voltaram a crescer nos anos 90. No Ceará ocorreu redução da taxa de incidência entre 2001 e 2013, de 46,5 para 40,4 por 100 mil habitantes. O Programa Estadual de Controle da Tuberculose tem desenvolvido ações que objetivam a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento.
 

 

 

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce