Dieps conclui currículo do Curso de Desenvolvimento Infantil

24 de maio de 2017 - 10:46

Qua, 24 de maio de 2017 16:45

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), concluiu, no último dia 22, a construção do currículo a ser aplicado no Curso de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Infantil. O programa da formação, que começou a ser formatado em abril deste ano, foi pensado em conjunto com a uma equipe interdisciplinar composta por profissionais da área da saúde, educação e assistência social.

Durante o encontro, foi feito o detalhamento da matriz curricular do curso a partir de cada um dos seus três módulos. Proposição de dinâmicas de acolhimento e interação, atividades com base na troca de saberes entre alunos e facilitadores, além de um estudo mais sistemático sobre as políticas públicas no Brasil são alguns dos temas que comporão o currículo da formação.

Realizado em parceria com o Programa Mais Infância Ceará, o curso busca oportunizar a qualificação dos trabalhadores de nível médio que atuam como Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no Ceará. Com previsão de início das atividades no segundo semestre deste ano, a ideia é que cerca de 17 mil profissionais sejam capacitados até o final de 2018 para atuarem nas cinco Macrorregionais do Ceará.

Para Metilde Carvalho, terapeuta ocupacional e uma das autoras do Curso Família Brasileira Fortalecida, esse foi um rico momento de discussão entre as áreas que fundamentaram o programa do curso. “Estamos tendo a oportunidade de trazer o que há de mais novo em termos de legislação, atuação desses profissionais na busca pelo enriquecimento da sua atuação junto às famílias, gestantes e crianças”, ressaltou.

Essa perspectiva de inter-relação entre os fazeres também foi colocada por Theófilo Gravinis. De acordo com o psicólogo, que também ajudou na construção curricular do curso, a educação continuada é uma das formas mais eficazes de valorização junto aos ACS. “O que a ESP/CE está conseguindo fazer é o que a nossa política precisa reconhecer, que é um diálogo intersetorial. E isso contribui para a riqueza do material que está sendo construído”, destacou.

O curso
O Curso de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Infantil possuirá carga horária de 200 horas, sendo 120 na forma presencial e 80 horas na modalidade à distância. Planejado para um total de 63 turmas, a formação será composta por três Módulos: Atenção à Saúde, Desenvolvimento Infantil, Cuidado e Educação na Infância. Além de um módulo de 60 horas sobre o Kit Família Brasileira Fortalecida e e 20 horas de Ação Prática.

O curso foi elaborado pela ESP/CE, em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama e demais órgãos ligados ao Governo do Ceará e instituições da área da saúde e assistência social do Ceará. Nesse sentido, além de Matilde Carvalho e Theófilo Gravinis, participaram da reunião Deivid Pereira, Iêda Pires, Marley Carvalho, Sandra Luna, Wandelcy Pinto e Jadson Franco.

De acordo com a coordenação do curso, os editais para contratação dos facilitadores que acompanharão as atividades deverão ser abertos em breve.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce