Técnico em Enfermagem mobiliza-se contra o mosquito no Jóquei Clube

17 de maio de 2017 - 09:40

Qui, 11 de maio de 2017 13:45

Em alinhamento às ações do Governo do Estado do Ceará para o enfrentamento às arboviroses, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) segue realizando trabalho de combate e prevenção contra o mosquito Aedes Aegipty. Nesse sentido, foi que o curso Técnico em Enfermagem realizou nesta terça-feira, 16, uma série de intervenções no bairro Jóquei Clube visando a conscientização quanto aos perigos da dengue, zyka e chikungunya.

Os alunos e equipe pedagógica do curso se reuniram no Hospital da Mulher onde realizaram orientações à população e entrega de material informativo, além da exposição do ciclo evolutivo do mosquito. Em seu entorno, os profissionais distribuíram cartazes, panfletos e adesivos da campanha “Todos contra o Mosquito”, organizada pelo Governo do Ceará.

Para Andréa Serpa, coordenadora do curso, a ação é importante por oferecer a esses alunos a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos que estão adquirindo em sala de aula. “Não estamos falando apenas do trabalho assistencial através de procedimentos técnicos, mas também a promoção da saúde por meio de ações educativas como esta”, frisou.

O trabalho de mobilização realizado pelos profissionais enquanto atores da educação profissional está diretamente ligado a um todo que, segundo a coordenadora, inclui a ESP/CE enquanto instituição e a sociedade numa partilha do aprendizado feito em sala de aula. Partilha essa ressaltada por Adna Silva, usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela apoia ações integradas dessa natureza. “E não apenas nos hospitais mas em todos os lugares, para que as pessoas se conscientizem que não é apenas o medicamento que vai eliminar o problema, é a precaução”, complementa.

A campanha educativa de combate ao mosquito em Fortaleza foi lançada nesta terça-feira, 9, pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Governo do Estado. A campanha “Todos Contra o Mosquito”, do Governo do Ceará, também desenvolve ações permanentes através do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, zika e Chikungunya.

Promovida pela ESP/CE através da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), esta turma de Fortaleza do curso Técnico em Enfermagem deu início às suas atividades em outubro de 2016. A previsão de conclusão do curso está previsto para fevereiro de 2018.

Depoimentos

Luciene Alicim, aluna do curso

“Esse curso é muito importante pra nós porque estamos desenvolvendo um aprendizado maior além do que já temos na área. Está sendo muito proveitoso pra gente. E, principalmente, para combatermos essas terríveis doenças no caso a dengue, Zyka e Chikungunya em Fortaleza.”

Dulce Maria, aluna do curso

“É muito importante. E não penso que deveria ser só um dia. Deveríamos estar fazendo a ação também em outros pontos. Porque temos de chamar a atenção da opinião pública alertando que a situação não está controlada, principalmente a chikungunya. E todas as pessoas foram unânimes em falar dos lixões, porque as chuvas que ocorrem de madruga já são suficientes para o acúmulo de água nesses locais e proliferar os mosquitos.”

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce