RIS/ESP/CE inicia curso Roda Gira, Mundo é Roda

10 de maio de 2017 - 12:40

Qua, 10 de maio de 2017 16:45

A Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) deu início, nessa terça-feira, 09, ao curso Roda Gira, Mundo é Roda: a Educação Popular e os Territórios RIS. De natureza teórico-empírica, a formação busca trabalhar princípios da educação popular em saúde em diálogo com as práticas dos profissionais de saúde nos territórios/cenários de prática.

O curso terá duração de 13 meses com oito encontros presenciais e com previsão de término em 5 de junho de 2017. Serão ofertadas 35 vagas, entre residentes e preceptores, além da participação de convidados e “expertises” das áreas da Saúde, da Educação Popular e das Artes. Ao final da formação, a ideia é que os participantes apresentem um projeto de Intervenção nos Territórios RIS.

De acordo com Rafael Rolim, tutor de Educação Popular da RIS-ESP/CE, a educação popular, as artes e culturas serão os primas de onde os trabalhos serão pensados. E a partir dos cenários de práticas desses residentes e preceptores, os mesmos serão convidados a problematizarem suas vivências nos processos de trabalho e formação além de proporem a superação dos desafios encontrados no cotidiano.

Para Rafael Rolim, a proposta é que se possa vivenciar o fazer em ato como uma possibilidade de se agregar reflexões e dimensões além da racional. “Reconhecendo uma estética-ética populares, produtora de signos e significados na busca por fortalecer estratégias e espaços de formação para, no e com o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua.

O curso Roda Gira, Mundo é Roda tem como objetivos principais identificar, desencadear e qualificar espaços e estratégias que promovam a participação popular nos territórios e cenários de práticas da RIS sempre atentos á valorização do ser humano em sua integralidade.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce