2ª Oficina do Curso EpiSUS Fundamental

25 de abril de 2017 - 11:20

Ter, 25 de abril de 2017 15:16

 

 

 

 
Acontece na Escola de Saúde Pública do Ceará, no período de 24 a 28 de abril de 2017, a 2ª oficina do Curso EpiSUS Fundamental, voltado para os profissionais da vigilância em saúde de seis municípios contemplados no projeto-piloto EpiSUS-Fundamental e que capacitará os técnicos de secretarias estaduais e municipais de saúde que enfrentaram a emergência da epidemia de Zika vírus e suas consequências ou que se localizam em área de fronteira com outros países.

O curso é resultado da Carta de Colaboração firmada em 13 de março de 2017 entre o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde Pública (TEPHINET) e a Rede Sulamericana de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (REDSUR), para o planejamento e implementação de atividades relacionadas à formação, o desenvolvimento e o uso de profissionais capacitados em epidemiologia de campo e saúde pública.

Com duração total de 12 semanas, o curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para adquirirem ou aprimorarem habilidades epidemiológicas para realizar vigilância eficiente, investigar casos, responder a surtos e outros eventos de saúde e realizar comunicação em saúde pública.

Na condução do processo formativo, contamos com a participação integral do epidemiologista, Marcos Vinicius de Barros Pinheiro, doutorando em medicina em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina -UFRJ e, como convidado para esta oficina, o Dr. Eduardo de Mello Volotão, Pesquisador em Saúde Pública, interlocutor de biossegurança do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz.

O projeto-piloto acontece no âmbito do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) e começa pelo Ceará, envolvendo os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Itaitinga. Na sequência, o projeto será levado aos estados de Pernambuco e do Paraná.

 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce