Encerrada etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico

7 de abril de 2017 - 07:12

Sex, 07 de abril de 2017 10:50

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) através da sua Diretoria de Educação Profissional (Dieps) está concluindo mais uma etapa do seu processo de formação. Isso porque o Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato vem realizando a conclusão das atividades do curso nos municípios de Iguatu, Crato e Fortaleza.

Ao todo, os cursos compreendem um total de 92 alunos, sendo 29 oriundos da turma do Crato, 35 de Iguatu e 28 em Fortaleza. Em Iguatu, as aulas tiveram início em 28 de agosto de 2016. No Crato, iniciaram-se no dia 26 do mesmo mês. Os encontros destas duas turmas ocorreram sempre às terças-feiras.

Já a turma de Fortaleza iniciou as aulas em 25 de outubro de 2016 sempre às sextas-feiras de cada semana. A presente turma tem previsão de concluir suas atividades em 18 de abril deste ano.

Para Caio Cavalcanti, Diretor da Educação Profissional da ESP/CE, a relevância de mais uma etapa  concluída pelo curso se dá pela qualificação dos profissionais que atuam diretamente no sistema de saúde do Estado. “Esse curso permite que os técnicos de enfermagem dos hospitais estejam  mais capacitados para atender às mães e as crianças. E assim, contribuindo para essas metas de redução da mortalidade infantil e materna que são indicadores importantes, universais e prioritários para o Governo do Estado do Ceará”, pontuou.

O curso
O curso faz parte das ações do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e na Amazônia Legal. E objetiva capacitar ou aperfeiçoar auxiliares e técnicos de Enfermagem que atuam nas maternidades do Ceará.

Organizado com base nos pressupostos da pedagogia de problematização, o curso tem por finalidade desenvolver padrões de práticas baseados em evidências científicas atualizada que contribuam para diminuição da mortalidade materna e neonatal em consequência dos agravos do ciclo gravídico.

Em sua matriz, o curso engloba atividades de dinâmica de integração de grupo, leituras textuais, rodas de conversa, discussões de estudo de caso, entre outras. 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce