ESP/CE reúne-se com membros da Escola de Saúde Pública de Goiás

28 de março de 2017 - 11:41

Ter, 28 de março de 2017 15:26

 

 

 

 

Os desafios e perspectivas da formação em saúde pública do Brasil foram colocados em pauta nessa terça-feira, 28, durante reunião entre gestores da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e uma comitiva da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás (ESAP-GO).

De acordo com Irani Ribeiro Moura, Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho de Goiás, faz-se necessário o fortalecimento de uma discussão acerca da educação permanente no Brasil. “Sensibilizando os gestores para que tenhamos escolas de saúde públicas estruturadas, como estamos vendo aqui no Ceará”, disse Irani, reforçando o trabalho conjunto em função da atenção à saúde.

“E nós só qualificamos a atenção se a gente oferecer ambiência, hospitais bem equipados, além de profissionais bem capacitados no desenvolvimento do ensino serviço”, afirmou.

Nesse sentido, o superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, também pontuou a importância das instituições atuarem na área da saúde pública a partir de uma natureza pró-ativa. “E em vez de nós sermos uma escola essencialmente reativa nós devemos mudar o contexto. Nós vamos também gerar conhecimento”, disse, destacando a sólida estrutura em torno dos centros de pesquisa da ESP/CE, bem como da análise dos demais trabalhos desenvolvidos pelo órgão.

Ao evocar esse caráter complementar em escala interinstitucional, Irani chamou atenção para a relevância em se rediscutir os papéis e prioridades das diversas escolas de saúde pelo Brasil. “Porque isso é muito importante para nós. Estamos saindo da área de conforto, buscando reforços, parcerias e vir aqui está sendo muito gratificante mesmo”, celebrou.

A equipe da comitiva ainda esteve reunida durante a tarde desta terça-feira com a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) onde teve a oportunidade de conhecer e trocar outras experiências sobre os projetos desenvolvidos pela diretoria na área da educação profissional.

A comitiva da ESAP-GO contou com as presenças de Evanildes Gomides, Superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde de Goiás; Juliana Conceição, Coordenadora da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS; e Loreta Marinho Costa, Gerente da ESAP-GO.

ESAP-GO

A ESAP-GO foi criada pela Lei nº 15.260, de 15 de julho de 2005, com o objetivo de se constituir num espaço de coordenação, integração, definição de políticas, planejamento, gestão e execução dos programas de desenvolvimento dos servidores em saúde pública de Goiás. Ela vem mantendo uma  articulação interinstitucional , estabelecendo parcerias com Instituições de Ensino Superior, Ensino Técnico Profissional e outras instituições e associações formadoras para o Sistema Único de Saúde – SUS.

 

 

 

 

 

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce