ESP/CE tem primeiro curso de Especialização acreditado no Brasil

24 de março de 2017 - 07:22

Sex, 24 de março de 2017 11:07

 

 

 

Após apresentar em seu processo formativo as melhorias indicadas em 2014, o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) recebeu oficialmente a acreditação pedagógica realizada pelo Comitê de Experts da Agência de Acreditação Pedagógica, uma parceria entre a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a REDESCOLA.
 
 
 
A iniciativa busca implantar no Brasil um Sistema de Acreditação Pedagógica de Cursos Lato Sensu na área de Saúde Pública, estabelecendo o controle e a garantia das competências educacionais. Outros dois cursos também foram acreditados no País. A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA) apresentou os atuais resultados do projeto, iniciado em 2013, que trouxe aprimoramentos para o processo de formação dos profissionais de saúde do SUS

Para homologar o título, a ESP/CE elaborou um “Plano de Melhoria da Qualidade” a fim de orientar o aperfeiçoamento da qualidade educacional e pedagógica do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária. Segundo Tereza Costa, coordenadora desta pós-graduação, as ações propostas pelo plano foram implementadas e estão sendo acompanhadas na realização da oitava turma, que teve início em novembro de 2015 e está concluindo as atividades em maio de 2017 com a defesa das monografias. Os resultados obtidos serão avaliados e subsidiarão a realização da próxima turma.
 

De acordo com o Comitê de Experts da agência, a escola cumpriu compromissos assumidos no relatório como diminuição da alta rotatividade de docentes; cumprimento satisfatório, monitoramento e avaliação sistemática do trabalho de conclusão de curso; melhorias na divulgação do curso e do sistema avaliativo de docentes e discentes e ampliação de capacidade de acesso à web.
 

Para executar o Plano de Melhoria da Qualidade, a ESP/CE contou ainda com a parceria da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS) da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (COPROM).
 

 
 
A Especialização em Vigilância Sanitária é coordenada pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (CEVIG) e já certificou 157 profissionais desde 2000. O objetivo principal do curso é desenvolver competências político-gerenciais, técnico-instrumentais, educativo-comunicacionais e normativo-legais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e administrar ações relacionadas de eliminação, diminuição ou prevenção dos riscos sanitários relacionados à saúde.
 

Para mais informações sobre a REDESCOLA, acesse o link: http://rededeescolas.ensp.fiocruz.br/
 
 

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce