Curso Técnico de Vigilância em Saúde encerra atividades em Itaiçaba

2 de janeiro de 2017 - 06:27

Seg, 02 de janeiro de 2017 10:14

A Escola de Saúde Pública do Ceará encerrou, no dia 9 de dezembro, o O Curso Técnico de Vigilância em Saúde no município de Itaiçaba. A capacitação foi finalizada com muito aprendizado de conhecimentos teóricos e práticos e com grande envolvimento das comunidades atendidas.

O estágio III foi marcado por ações voltadas, principalmente para os temas de vigilância sanitária e endemias. Momento desenvolvido com muita ação e reflexão sobre o papel de cada futuro técnico em Vigilância em Saúde com constantes discussões sobre as experiências prévias de cada um e suas perspectivas de modificação dos ambientes em que trabalham e da sociedade dos municípios nos quais estão inseridos.

Para o gestor da Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti, grande parte do êxito dessas articulações se deve as parcerias firmadas entre a ESP/CE com as secretarias municipais de saúde e as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES).

As CRES, segundo o gestor, são importantes, sobretudo, para a realização e planejamento dos cursos. “Aliado a isso, destacaram-se também os produtos desenvolvidos pelos alunos e que são incorporados na rotina dos serviços das regiões onde esses profissionais atuam diretamente”, afirmou Caio Cavalcanti.

Estágio

No decorrer do estágio, tanto os inspetores de vigilância sanitária quanto os agentes de endemias do município utilizavam, cada um, sua própria forma de proceder durante suas rotinas de trabalho. Desse modo, não havia uniformização dos itens avaliados, sendo assim passível a inobservância de algum dado relevante.

Sobre a questão da não uniformização, a orientadora do curso, Josivan Rocha Josino colocou o problema em discussão, sendo prontamente levantada a sugestão, por parte dos próprios alunos, de formular a uniformização dessas práticas. Os alunos realizaram pesquisa na literatura e legislação que abordava os tipos de estabelecimentos mais prevalentes na região para o levantamento das principais necessidades do município.

Posteriormente, com base nesses textos legais e exemplificações encontradas na internet, os alunos propuseram o desenvolvimento da elaboração de um POP (Procedimento Operacional Padrão) e instrumentos de check list para uniformizarem as inspeções sanitárias e ações das endemias.

Como produtos finais deste estágio, os alunos confeccionaram e adaptaram roteiros para 12 tipos de estabelecimentos, a saber: supermercados, academias, clubes/piscinas, escolas/creches, ambulâncias, consultórios, frigoríficos/açougues, salões de beleza, padarias, restaurantes, mercantis, farmácias e cemitérios.

Cada um desses estabelecimentos inclui itens a serem observados durante as inspeções, sejam elas de inclusão ou de rotina. Os dados se referem à estrutura física, estado conservação e acondicionamento dos produtos, validação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), utilização de EPI’s (equipamentos de proteção individual), dentre outros.

Os resultados destes trabalhos foram tão relevantes que já estão sendo utilizados como instrumentos oficiais pelo próprio município, já que a abordagem foi especificamente adaptada para a realidade da região.

Francilete Viana – Supervisora pedagógica

“É grande satisfação quando observo a evolução técnica destes alunos, principalmente, no que se refere ao desenvolvimento de um perfil crítico-reflexivo mais voltado para resolução dos problemas e não apenas em analisar as situações de saúde. É, hoje, motivo de grande orgulho saber que o município de Itaiçaba já está usando instrumentais elaborados pelos alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde e, deste modo, comprovar que a Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE pode, real e concretamente, contribuir com a Educação Permanente dos profissionais do SUS de uma região trazendo melhorias para a qualidade da saúde”.

Ângela Cardoso Gurgel – coordenadora da 7ª CRES

“Agradeço aos alunos de Itaiçaba. Recebi um presentão para a gestão, pois adorei o POP e os roteiros que vocês construíram. Parabéns. Estou muito orgulhosa por aparecer tantos resultados em tão pouco tempo. A ação de vocês servirá de exemplo para outros municípios, não somente da nossa região, mas de todo estado do Ceará. Já estou divulgando e articulando em outros níveis de gestão”.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce