Curso forma técnicos em Enfermagem em Senador Pompeu

29 de dezembro de 2016 - 06:01

Qui, 29 de dezembro de 2016  09:51

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através da Diretoria de Educação Profissional em Educação em Saúde (Diesp), realizou, no último dia 20, a cerimônia de formatura do Curso Técnico em Enfermagem no município de Senador Pompeu.A cerimônia, ocorrida na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), reuniu equipe da ESP/CE e Dieps, corpo docente, autoridades locais e familiares dos formandos.

Neste curso, 29 novos técnicos em enfermagem foram formados pela ESP/CE para atuarem nas unidades de saúde de todo o Ceará. No total, a ESP/CE já formou mais de 3 mil profissionais de nível médio no Estado, contribuindo, assim, para o aprimoramento das suas atividades na área da saúde.

O gestor da Diesp, Caio Cavalcanti, ao saudar os concludentes, disse que “esse curso é muito importante para a vida e trajetória de vocês, bem como trás muitos benefícios para os serviços de saúde”. Sobre a importância da formação, ele afirmou que os cursos na área da educação profissional em saúde têm impactado positivamente na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, que consiste numa das prioridades do Governo Camilo Santana.

A coordenadora do curso, Virgínia Evangelista, destacou a relevância do exercício profissional cada vez mais ético e humanizado, sobretudo na área da saúde. “A formação na educação profissional vai além dos conhecimentos técnicos adquiridos. Nosso desejo é que vocês não parem por aqui. O ponto de chegada é sempre um novo ponto de partida. E nossa expectativa é que novas metas sejam uma constante em suas vidas”, concluiu.

Adriana Gonçalves, em nome dos concludentes, agradeceu ao desempenho da ESP/CE. “Passamos por provações, por difíceis tomadas de decisões, perdas e ganhos, mas estamos aqui a levantar a bandeira da vitória. Aprendemos juntos, compartilhamos experiências e solidificamos um aprendizado que jamais esqueceremos nas nossas vidas.

Da cerimônia participaram supervisora do curso, Milena Barboza; os facilitadores Maria Helizabeltângela, Thiago Nogueira e Gleiciany Teixeira Costa, além de autoridades representando a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) e as Secretarias Municipais de Saúde dos Municípios de Senador Pompeu, Pedra Branca e Solonópole.

Como parte integrante da Política Nacional de Educação Permanente e do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), do Ministério da Saúde, o Curso Técnico em Enfermagem teve duração de um ano e sete meses.

Entre seus objetivos estão a promoção da formação profissional técnica, da formação profissional técnica em enfermagem para atuarem em todos os níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção, proteção, prevenção, e reabilitação, relacionadas ao processo saúde-doença, prestando cuidados de Enfermagem, atendendo às necessidades de saúde dos pacientes clínicos, cirúrgicos e da comunidade em todas as faixas etárias.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce