ESP/CE forma primeira turma de Técnico em Prótese Dentária

28 de dezembro de 2016 - 06:33

 Qua, 28 de dezembro de 2016 10:23

 

 

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), promoveu, no último dia 16, a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Prótese Dentária (TPD) do Ceará. Dessa forma, a instituição dá mais um passo no fomento à educação profissional em nosso Estado.
 

Realizada na Faculdade Unichristus, a cerimônia de formatura do TPD reuniu coordenação, supervisores, membros da ESP/CE e demais autoridades da área de atuação do curso. O Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará conta, agora, com a força de trabalho de 20 novos profissionais, sendo 19 técnicos e um auxiliar. Juntos, os formandos compartilharam experiências de aprendizagens ao longo de aproximadamente três.
 

O gestor da Diesp, Caio Cavalcanti, parabenizou os concludentes pela conquista. “Que bom ver o compromisso de vocês com o SUS e perceber o quanto são preciosos para nosso sistema de saúde e nossa população”, ressaltou. Ele enfatizou, também, sobre o relevante papel do setor público e das instituições de ensino na formação profissional e desenvolvimento dos potenciais das pessoas, um das prioridades da atual administração estadual.
 

Emocionada, a coordenadora do curso, Elis Regina Vasconcelos, destacou a singularidade do trabalho desenvolvido. “Há coisas na vida que não se repetem. São sempre como se fora a primeira vez. Ser coordenadora de uma turma como a de vocês é uma delas”, afirmou, orientando-os, ainda, a crerem sempre no bem, na justiça, no amor e na tolerância como meios transformadores das práticas profissionais e da vida.
 

Ao relembrar os momentos iniciais da concepção do curso ainda em meados de 2013, Ondina Canuto, ex-gestora da Diesp, saudou os novos profissionais destacando o trabalho conjunto realizado pela coordenação, corpo docente, ESP/CE e alunos. “Porque a escola sozinha não forma se não tiver gestores comprometidos com esse processo. É de suma importância ter profissionais qualificados. E o que a Escola planta nos alunos é o compromisso com o SUS”, concluiu.
 

Da cerimônia participaram as supervisoras pedagógicas Deborah Cavalcante e Beatriz Torres; as facilitadoras Raquel Bastos, Bruna Albuquerque e Maria Fernanda de Figueiredo; os conteudistas Luciana Rodrigues e André Matos; a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Ester Porto; a coordenadora do CEO de Cascavel, Helena Márcia; representantes da ESP/CE e familiares dos formandos.
 

Atentos à crescente demanda e aos índices epidemiológicos desfavoráveis (edentulismo da população), foi que gestores estaduais e municipais do Ceará demandaram o TPD como formação prioritária numa cooperação internacional com o governo canadense, tomando como base a formação por competência. Assim, o curso foi desenvolvido pela ESP/CE através da Dieps.

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: espce