Seminário debate a excelência na gestão pública

9 de dezembro de 2016 - 04:55

Sex, 09 de dezembro de 2016 09:00

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), promoveu, no último dia 9, o Seminário de Gestão Pública de Excelência. O evento, que ocorreu no auditório principal da ESP/CE , contou duas palestras ministradas por renomados especialistas em gestão pública cujas atividades marcantes na elaboração de pesquisas sobre o tema e homenagens.

O superintendente da instituição, Salustiano Pessoa, abriu a cerimônia abordando os enfoques que a instituição têm se debruçado na área da formação em saúde. “Nós idealizamos uma ESP não somente reativa, mas extremamente proativa. Uma ESP pensante, aberta à população de modo geral e, que a partir, destas solicitações ela pudesse dar respostas efetivas à sociedade brasileira”, afirmou o gestor.

Os palestrantes convidados foram Paulo Daniel Lima e Haley Maria de Souza Almeida. No contexto do tema “A Excelência em Gestão Pública”, Paulo Daniel Lima discorreu sobre a natureza da gestão como uma peça fundamental para o bom andamento da administração pública brasileira. “A evidência da boa gestão ocorre quando a demanda aumenta e o recurso é menor que a demanda”, concluiu, reforçando a função da gestão como instrumento de apoio ao gestor no melhor usos de seus recursos.

Em sua palestra sobre “Gestão pela Qualidade Aplicada aos Serviços de Saúde”, Halley Almeida orientou sobre a relevância no trato às interfaces dos processos. “Temos de trabalhar em equipe. Ouvir os outros. Você não vai conseguir prestar uma boa qualidade de assistência ao paciente no leito se você não receber os produtos adequados de quem tem a obrigação de fornecer”, avaliou.

 

 

 

 

 

Homenagens

Na abertura do evento, a ESP/CE prestou uma homenagem especial as algumas personalidades que deram inestimável colaboração à instituição. Foram elas:

Camilo Sobreira Santana – governador do Ceará

Salustiano Gomes de Pinho Pessoa -superintendente da ESP/CE

Carlos Mauro Bemevides Filho – secretário da Fazenda

Carlos Eduardo Pires Sobreira – secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão

Eudoro Walter Santana – superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza

Marcos Antônio Gadelha Maia – secretário adjunto da Secretaria da Saúde do Ceará

Ferruccio Petri Feitosa – presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará

Maria Áurea Pinheiro de Oliveira – coordenadora da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde

Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva – coordenadora da Coordenadoria de Educação Permanente em Saúde

Programa

O Seminário está inserido no cronograma de implantação do Programa Adoção do Modelo de Excelência nos Sistemas e nos Serviços de Saúde Estadual. Esse programa é uma estratégia da ESP/CE em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará e tem como finalidade implementar uma metodologia de avaliação e capacitação que estimula as entidades do sistema e serviços de saúde, a investir na melhoria da sua gestão organizacional.
 
 
O Programa teve como propósito elevar os padrões de desempenho, de excelência em gestão nas entidades e serviços de saúde, potencializando a capacidade de planejar, organizar, decidir, executar e controlar a produção de melhores resultados orientados para o cidadão e sociedade.

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce