ESP/CE forma primeira turma em Atendimento Pré-Hospitalar do Brasil

30 de novembro de 2016 - 05:58

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou, no último dia 25, a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar (TAPH). Composta por 25 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), a turma é a primeira no Brasil a ser formada em um processo de grande pioneirismo da ESP/CE na modalidade de ensino da Educação Profissional no País.

Reunidos no auditório central da ESP/CE, a solenidade contou com a presença dos familiares dos formandos, de representantes da ESP/CE, do Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (SAMU), da Cruz Vermelha Brasileira no Ceará, do Núcleo de Urgência e Emergência do Corpo de Bombeiros, da Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa (CEPEP) e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

O superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, saudou os novos técnicos desejando-lhes maturidade e profissionalismo na nova carreira. “Eu fico muito feliz de, hoje, estar presenciando aqui a formatura de vocês. Não sejam simplistas. Mas sejam simples em tudo o que fizerem na vida de vocês a partir de agora”, lembrou o gestor.

Ao se referir ao pioneirismo da formação realizada pela ESP/CE, o diretor da Diesp, Caio Cavalcanti, destacou a relevância do papel que cada um dos novos 25 técnicos que irão compor a rede de saúde do Ceará. “Vocês são vocacionados a salvar vidas. E a vida de vocês agora está dedicada a salvar outras vidas. E não existe causa mais nobre do que essa. Por isso, vocês merecem todas as homenagens”, afirmou.

As palavras da coordenadora do curso, Márcia Geórgina, acompanharam a ênfase da afirmação de um dever cumprido com excelência. “Por muitas vezes, durante nosso percurso, a impressão era a de que estávamos em construção de um novo caminho que necessitava de um novo olhar. Hoje, afirmamos que construímos e entregamos à sociedade cearense esses profissionais qualificados, com a marca da ESP/CE”, concluiu.

A cerimônia de formatura contou com as presenças de Júlio Cals de Alencar, presidente da Cruz Vermelha Brasileira no Ceará; Francisco Mendes Magalhães, coordenador do Núcleo de Urgência e Emergência do Corpo de Bombeiros, Ecleidison Fragoso, coordenador do Serviço de Enfermagem do SAMU Fortaleza e um dos cooperadores na parceria Brasil-Canadá; Ana Virgínia, assessora técnica do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems); Luana Lopes Figueiredo, coordenadora da Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa (Cepep) do ISGH.

Sobre o curso

O Curso foi uma inovação do SUS do Ceará, tendo sido desenvolvido por meio de parceria com o Quebec/Canadá (Consórcio Interamericano de Desenvolvimento da Educação – CIDE), a Escola de Saúde Pública do Ceará, Secretaria de Saúde do Ceará, Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia de Sobral, Sistema Municipal Saúde Escola de Fortaleza e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

O curso faz parte da Política Nacional de Educação Permanente, do Ministério da Saúde, e tem como objetivo desenvolver a formação de técnicos em atendimento pré-hospitalar capazes de prestar assistência a pacientes com risco de vida, fora do ambiente hospitalar, visando sua estabilização clínica e remoção para uma unidade de saúde adequada, contribuindo com a redução da morbimortalidade decorrente de acidentes, traumas e violência.

Os 25 novos profissionais em atendimento pré-hospitalar formados pela ESP/CE somam-se agora aos mais de 30 mil profissionais de nível médio que já passaram pela instituição, contribuindo assim, para o aprimoramento de suas atividades na área da saúde através de sua missão e na oferta diversificada de cursos técnicos que qualificam os trabalhadores no campo do cuidado e do apoio ao diagnóstico.

Opinião dos alunos

Alyson da Silva Nogueira (formando do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar)

Nós começamos o curso com 52 alunos, mas ainda conseguimos formar 25. Todo mundo está muito feliz. Passamos por várias batalhas e dificuldades e hoje me sinto muito agradecido pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde e pelos professores Raimundo Adonias e Raquel Evangelista. E hoje estou quase que sem palavras pra expressar meu sentimento de finalmente estarmos aqui concluindo nosso curso. Com muito orgulho em dizer que somos os primeiros do Brasil e que estamos dando um ponta-pé inicial para outras turmas que virão no decorrer dos próximos anos.

Reginaldo Belizário (formando do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar)

Eu gostaria de agradecer à Escola por ter nos acolhido durante esse período de dificuldade em que se encontra nosso Estado e por termos conseguido chegar à etapa final do curso. A ESP/CE tem sido sempre disposta a nos ajudar e é com enorme prazer que eu parabenizo a todos que lutaram em prol dessa formação e agradeço a todos os que se empenharam. Toda equipe da escola. Espero que continuem com novos cursos para que se possa ser concluída outras turmas.