Alunos de Enfermagem praticam primeiros socorros

25 de novembro de 2016 - 05:10

Sex, 25 de novembro de 2016 09:23

 

 

 

Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem participaram na última terça-feira, 22, de aula prática em primeiros socorros. Os 33 estudantes do curso, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) , realizaram essa atividade no laboratório de Enfermagem da Escola Joaquim Antônio Albano.

Durante a aula, os alunos fizeram simulações envolvendo avaliação inicial da vítima e as prioridades de atendimento, suporte básico de vida, transporte de acidentados, imobilização de fraturas, entre outros procedimentos.

A turma foi orientada pelos enfermeiros José Airton Filho, Carlos Augusto Paiva e pelo técnico em Enfermagem Hugo Gustavo da Silva. Para os futuros técnicos, as aulas práticas são muito relevantes por simularem e atualizarem seus conhecimentos sobre todos esses temas.

Para José Airton Filho, esse é sempre um momento de partilha e multiplicação dos saberes. “Contribuir para a formação profissional e atualização dos conhecimentos em saúde e no ambiente de emergência é algo prazeroso. Isso contribui para uma maior eficiência do corpo da enfermagem, trazendo assim um maior reconhecimento à classe”, afirmou.

 

A importância da atividade também foi ressaltada por Hugo Gustavo. “O treinamento permitiu a capacitação dos profissionais para atuarem nas mais diversas situações e fora do ambiente hospitalar”, disse.

 

Na visão da facilitadora do curso, Altamira Mendonça, o momento foi proveitoso por possibilitar o enriquecimento do aprendizado dos alunos. “Também tivemos a oportunidade de observar como eles aprenderam a teoria na sala de aula e a colocaram na prática através das simulações vivenciadas”. Patricia Elizabeth Silva (facilitadora) e a Andréa Serpa Rodrigues (supervisora) também participaram da atividade.

 

O curso

 

Esta turma do Curso Técnico em Enfermagem teve início em outubro deste ano. A ESP/CE idealizou o curso com base na Política Nacional e Estadual de Educação Permanente, como uma estratégia para transformar e qualificar as práticas de saúde, através da formação e desenvolvimento dos trabalhadores do setor saúde.

 

Com a capacitação desses técnicos, que atuarão na rede estadual de saúde, a ESP/CE visa a formação de profissionais envolvidos com o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a partir das necessidades sociais e do SUS, integrando ensino-serviço-comunidade, formando redes colaborativas e fortalecendo o sistema saúde escola.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: ascom@esp.ce.gov.br

Twitter: @espce
Facebook: espce